COTIDIANO
Chuvas ainda causam prejuízos na Paraíba; veja imagens de flagrantes
Internauta flagrou pessoas tendo que usar uma canoa para se locomover no município de Rio Tinto. Ex-governador Cássio Cunha Lima ficou preso no trânsito com alagamento.
Publicado em 17/07/2011 às 16:20 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:29
Da Redação
Com Secom-PB
Ruas alagadas, pontes cedendo, casas desabando, açudes transbordando e estradas interditadas. Parecem cenas de um filme de desastres, mas é a situação que a Paraíba vem enfrentando com as chuvas desde o começo da semana passada.
O internauta Filippe Henrique enviou à nossa reportagem registros de danos que as chuvas tem causado no município de Rio Tinto, localizado no Litoral Norte do estado. Em uma rua da cidade, o nível da água ficou tão alto que se tornou impossível caminhar a pé.
O vídeo abaixo flagra quatro pessoas sendo obrigadas a se locomoverem em uma canoa. Outros moradores encontraram outra solução e, se aproveitando da altura dos animais, usaram cavalos como meio de transporte.
Na manhã deste domingo (17), o ex-governador Cássio Cunha Lima usou o twitter para alertar os motoristas sobre o trânsito na BR-101. Além de fotos dos carros parados, ele postou a imagem das águas do Rio Goiânia que invadiram a pista, já em Pernambuco. Segundo ele, só está passando um carro de cada vez. “Em alguns momentos o trafego chega a parar. Creio que temos uns 5 km muito lentos”, publicou.
A previsão da Agência Estadual de Gestão das Águas (Aesa) para esta segunda-feira (18) ainda é de mais chuvas com nebulosidade variável nas regiões do Litoral, Brejo, Agreste, Cariri/Curimataú. No Sertão e Alto Sertão é previsto sol com variação de nuvens.
A Defesa Civil de João Pessoa já atendeu 30 chamadas com características de urgência da noite da última sexta até este domingo. Dez chamadas foram para informar deslizamento de barreiras, no Alto do Mateus, no Valentina e no Citex, e 15 foram para informar alagamentos, também no Valentina e no Citex, além do bairro São José e de pontos isolados no Centro. Os Bombeiros receberam mais de 30 chamados informando alagamentos.
Com essa situação, o governador Ricardo Coutinho determinou a alguns órgãos do Estado plantão para atender a todas as ocorrências provocadas pelas chuvas. Defesa Civil estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Secretaria de Recursos Hídricos, Departamento de Estradas e Rodagens (DER), bem como a Secretaria de Infraestrutura e Aesa estão de plantão.
Esses órgãos, garantiu o vice-governador Rômulo Gouveia, estão com bases montadas para atender as emergências e vêm atuando em todas as áreas, como Campina Grande, Puxinanã, Cuitegí, Lagoa Seca, Sapé, Ponte da Batalha, São José dos Ramos, Ingá, Litoral Sul, entre outros.
Os açudes, mananciais, pontes e estradas estão sendo monitoradas pelos órgãos competentes. No trabalho de atendimento às populações afetadas pelas chuvas, na Capital, o Corpo de Bombeiros retirou escombros de uma casa que desabou no bairro de Mandacaru. Enquanto isso, o DER está fazendo levantamento das rodovias que estão apresentando problemas por causa das constantes chuvas, enquanto que a Aesa monitora os açudes e barragens do Estado.
No município de Gurinhém, no Agreste do estado, o internauta Eduardo Pinheiro flagrou o deslizamento de uma pista por causa das chuvas.
Em Campina Grande, o açude de Bodocongó transbordou e inundou a pista por onde passam carros, dificultando o acesso a alguns bairros. No município de Esperança, uma ponte desabou, próximo a Campina Grande. Com isso, os carros não conseguem atravessar este trecho da BR-104.
Rômulo Gouveia informou que o governador Ricardo Coutinho, junto com os órgãos estaduais, já está tomando todas as providências para atender as regiões afetadas pelas chuvas e, caso haja necessidade, será decretado estado de emergência.
Telefones de emergência:
Corpo de Bombeiros ...... 193
Defesa Civil estadual ...... 199
Polícia Militar ...... 190
Aesa ...... 3211-6451
Comentários