COTIDIANO
Cineport repete a dose e acontece de 1 a 10 de maio em João Pessoa
Evento terá sede novamente na Capital paraibana. Inscrições para mostras competitivas já estão abertas e podem ser feitas até 1º de março.
Publicado em 09/02/2009 às 10:08 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:40
Karoline Zilah
Quem circulou pelas salas de exibição de filmes no Cineport em 2007 vai poder assistir novamente às mostras competitivas em João Pessoa. A 5ª edição do evento acontece na Capital paraibana de 1 a 10 de maio, repetindo a dose no Espaço Energia, na avenida Epitácio Pessoa.
O Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que já passou por Minas Gerais e Portugal, tem como objetivo integrar e desenvolver o mercado audiovisual, promovendo os filmes realizados em português e dialetos falados nas nações que compõem a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP): Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
O Cineport premia vídeos em seis categorias: Andorinha, Andorinha Digital, Andorinha Técnica, Andorinha Criança, Humberto Mauro e Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano. Os interessados em participar podem submeter uma ficha de inscrição até o dia 1º de março pelo site do Cineport. O regulamento para cada categoria também pode ser encontrado no site oficial do evento.
Em 2007, os vencedores do antigo Prêmio Saelpa/Cineport, hoje prêmio Energisa de Estímulo ao Audiovisual Paraibano, foram Arthur Lins e Ely Marques pelo vídeo “O Fazedor de Filmes”. A dupla recebeu R$ 10 mil e latas de película em 35mm, que estão sendo aproveitadas para a nova produção “Plano de Cachorro”.
Foram destaque entre os vencedores da última edição os filmes “O Céu de Suely”, “Árido Movie”, “Mulheres do Brasil”, “Estamira”, “Zuzu Angel” e o documentário “Cartola”. O ator Paulo José foi uma das presenças mais marcantes no evento. Em João Pessoa, o festival cobrou como entrada o preço simbólico de R$ 1, o que aproximou da sétima arte um grande público que não costumava frequentar eventos de cinema.
Comentários