COTIDIANO
Clima de violência predomina em eleições na Síria
Eleitores vão escolher 250 deputados entre 7.195 candidatos.
Publicado em 08/05/2012 às 8:00
O clima de violência e de confrontos predominou ontem na Síria no momento em que ocorrem eleições legislativas. Os eleitores vão escolher 250 deputados entre 7.195 candidatos. A emissora estatal de televisão síria mostrou imagens de pessoas votando. São 12 mil zonas eleitorais em todo país, cuja votação terminou ontem à noite. Informações são da Agência Brasil.
Em Hama (no centro da Síria), Idleb (Noroeste), Deraa (Sul) e em alguns dos bairros de Damasco, capital do país, manifestantes saíram às ruas, segundo a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.
Há 14 meses, ações de violência atingem a síria. Organizações não governamentais e partidos de oposição exigem a renúncia do presidente sírio, Bashar Al Assad. Para os oposicionistas, Assad desrespeita os direitos humanos e impede as liberdades de expressão e imprensa.
A nova Constituição, aprovada por referendo em fevereiro, eliminou o artigo que atribuía ao partido Baas (no poder desde 1963) o papel de dirigente na sociedade. No novo texto, foram criados nove partidos, sete dos quais apresentaram candidatos.
Comentários