COTIDIANO
Clinton chega à Coreia do Norte para discutir caso de jornalistas
Ex-presidente foi recebido por autoridades norte-coreanas. Repórteres foram condenadas a 12 anos de trabalhos forçados.
Publicado em 04/08/2009 às 10:38
Do G1
O ex-presidente americano Bill Clinton chegou nesta terça-feira (4) à Coreia do Norte, informou a rádio estatal norte-coreana, com o objetivo de conseguir a libertação de duas jornalistas condenadas pelo regime a doze anos de trabalhos forçados.
Bill Clinton é a mais importante personalidade dos Estados Unidos a visitar o regime comunista desde 2000, durante sua última presidência (1997-2001), quando a ex-secretária de Estado, Madeleine Albright, viajou ao país.
A coreano-americana Euna Lee e a sino-americana Laura Ling, que trabalham para o canal de TV californiano Current TV, foram detidas em 17 de março por ter cometido, segundo Pyongyang, "atos hostis" e entrado ilegalmente em território norte-coreano. O tribunal encarregado as condenou a 12 anos de reeducação pelo trabalho.
Segundo especialistas, o regime norte-coreano quer usar as duas jornalistas como um meio para pressionar Washington e convencer o governo de Barack Obama a iniciar conversações diretas.
O ex-presidente foi recebido pelo vice-presidente da Assembleia Popular Suprema, Yang Hyong Sop, e pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Kim Kye-Gwan, informou a agência estatal norte-coreana.
A agência sul-coreana Yonhap citou uma fonte de Seul que assegura que os dois países mantiveram consultas ativas nas últimas semanas.
Comentários