icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Coligação de Ricardo prepara duas ações pedindo cassação de Maranhão

Uma Nova Paraíba pede cassação de registro de candidatura e inelegibilidade por oito anos. Maranhão é acusado de comprar apoios políticos e usar dinheiro do Estado em campanha.

Publicado em 27/09/2010 às 8:30 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34

Karoline Zilah

A coligação Uma Nova Paraíba, encabeçada pelo candidato ao Governo do Estado Ricardo Coutinho (PSB), enviou um comunicado à imprensa no domingo (26) declarando que vai entrar com duas ações pedindo a cassação do registro de candidatura de José Maranhão (PMDB). A apresentação dos processos ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está prevista para a manhã desta segunda-feira (27).

De acordo com o comunicado, os advogados da coligação vão anexar às duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) quase duas mil cópias de provas contra o candidato à reeleição. A oposição denuncia que o governador licenciado teria usado a máquina pública em seu favor no processo eleitoral. Além da cassação do registro que lhe permite disputar o cargo, a coligação pede inelegibilidade de oito anos para o peemedebista.

Conforme a equipe de advogados, as denúncias são de improbidade administrativa, abuso de poder político e econômico e conduta vedada. Caso comprovados, os supostos crimes são puníveis conforme leis eleitorais, entre elas a Ficha Limpa.

A primeira Aije apontaria indícios de compra de apoios políticos por meio de cargos públicos e formulação de convênios. Já a segunda diz respeito ao suposto uso excessivo de verba pública em publicidade, além de fraudes em pesquisas de opinião, que teriam sido pagas com dinheiro do Estado.

Provas

A coligação Uma Nova Paraíba diz ter reunido quase 2 mil cópias de provas que serão anexadas as Ações. A ‘Aije da Publicidade’, como está sendo chamada pelos adversários, tem quase 40 páginas, enquanto a ‘Aije dos convênios e contratações’ reúne 70 páginas.

“Mostramos que o governador licenciado utiliza, abusivamente, a estrutura do governo, objetivando difundir seu nome e suas ‘ações administrativas’, tudo visando se credenciar para a eleição. Nossa coligação reuniu provas suficientes que comprovam os crimes cometidos pelo governante”, afirmou Sérvulo.

As ações são assinadas pelos advogados Ricardo Sérvulo Fonsêca da Costa, John Johnson Gonçalves de Abrantes; Edward Johnson Gonçalves de Abrantes; Wladimir Romaniuc Neto; Marcello Figueiredo Filho; José Martinho Lisboa; Luiz Victor de Andrade Uchôa; Jovino Machado da Nóbrega Neto; Igor Gadelha Arruda; Noaldo Belo Meireles; Danilo de Sousa Mota; Yuri Simpson Lobato; Vital Borba de Araújo Júnior; Rafael Sedrim Parente de Miranda Tavares e Antônio Bezerra do Vale Filho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp