icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Colônia Penal de Sousa está sendo usada para regime fechado

Local deveria abrigar apenas detentos do regime semiaberto. Sem a estrutura devida, falta segurança para manter os apenados presos e a população em segurança.

Publicado em 17/04/2015 às 12:34

A Colônia Penal Agrícola da cidade de Sousa, no Sertão paraibano, que deveria abrigar apenas presos condenados em regime semiaberto está sendo usada para manter apenados em regime fechado. Sem a estrutura devida, o local não oferece segurança para manter os presos no local, o que tem resultado em fugas. A falta de estrutura adequada, iluminação e cercas elétricas estão facilitando a saída. Na madrugada desta quinta-feira (16), dois presos considerados, pela polícia, como de alta periculosidade fugiram após pular o muro.

A denúncia foi feita pelo agente penitenciário coordenador de plantão, André Silva, que informou ainda que não há efetivo de agentes, ideal para o local. Por questões de segurança, ele não informou o número de agentes que atuam na colônia. “De fato, temos problemas na estrutura que podem ser notados já da parte externa da colônia. Os muros não são muito altos, não possuem cercas elétricas e não temos uma iluminação boa para fiscalizar os arredores, deixando o local muito escuro durante a noite. Acontece que essa colônia não foi projetada para abrigar presos de regime fechado, mas devido a demanda o problema está acontecendo”, disse.
Governo reconhece o problema
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) reconhece a existência de problemas no sistema prisional paraibano. Em nota repassada pela assessoria de imprensa, a Seap informou que 'vem trabalhando cotidianamente para minorar estas demandas e consequentemente, prestar cada vez mais, um melhor serviço à sociedade". Acrescentou ainda que todas as denúncias estão sendo apuradas e estão sendo realizadas transferências de apenados na busca pelo desmantelamento do crime organizado dentro e fora das unidades prisionais do Estado. A nota informa ainda que "serviços de melhoramentos da estrutura das unidades também estão sendo realizadas e muitas delas estão previstas para ter início nos próximos meses, além da construção de duas novas unidades penais, uma masculina e outra feminina".
Fugas
Na madrugada da última quinta-feira (16), dois presos de regime fechado fugiram da Colônia Penal Agrícola de Sousa, após pularem o muro utilizando uma 'teresa' - corda feita com retalhos de tecido. Os apenados foram identificados como Luan Carlos Barbosa e João Paulo Pereira dos Santo. Segundo a direção, esta foi a terceira vez que Luan Carlos fugiu da colônia. Já o João Paulo é considerado muito perigoso e já gravou vídeos na internet, cantando músicas onde dizia na letra que era 'matador de policial'.
No dia 10 de março deste ano, também havia sido registrada uma fuga na Colônia Penal. O apenado fugitivo foi identificado como Antônio Delânio Marques Cipriano. Passado mais de um mês, os agentes penitenciários ainda não sabem como o preso conseguiu fugir do local e as polícias Civil e Militar também não conseguiram informações do local onde o apenado pode estar escondido.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp