COTIDIANO
Corregedor pede que candidatos não circulem por locais de votação
Em reunião, Benedito deixou claro que isto não era uma proibição e que os candidatos, como fiscais das eleições, tinham o “direito de ir e vir aos locais de votação".
Publicado em 25/10/2008 às 17:07 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:42
Phelipe Caldas
O corregedor eleitoral da Paraíba, João Benedito, finalizou neste sábado (25) um encontro que realizou em momentos diferentes com os dois candidatos a prefeito que disputam o segundo turno em Campina Grande. O encontro com o prefeito Veneziano Vital (PMDB) aconteceu na quinta-feira (23) e hoje foi a vez do encontro com o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB). Para os dois, ele pediu que quando fossem votar mantivessem a militância afastada do local de votação e recomendaram a ambos que evitassem ir aos outros locais de votação espalhados pela cidade.
Benedito deixou claro que isto não era uma proibição e que os candidatos, na condição de fiscais natos das eleições, tinham o “direito sagrado de ir e vir aos locais de votação”, mas ele ponderou que o trânsito dos candidatos poderia causar tumulto e provocar atrasos no pleito.
“Se os candidatos resolverem andar pelas ruas da cidade no dia da eleição, eles invariavelmente levarão junto um grande número de militantes e simpatizantes, o que pode trazer transtornos”, destacou João Benedito, confirmando que ambos “aceitaram com certa resignação” esta solicitação.
No que diz respeito ao momento em que ambos votarão, o que ele quer é que ambos peçam aos seus seguidores que esperem o candidato em um local mais afastado, “para não obstruir a passagem e assim permitir que as outras pessoas possam ter livre acesso às seções eleitorais”.
O corregedor disse também que pediu serenidade aos candidatos, e que eles tenham responsabilidade em não incitar as respectivas militâncias nesta reta final do pleito.
Para ele, estas recomendações são apenas mais uma tentativa de se antecipar aos fatos e tentar que o acirramento e a disputa voto a voto em uma eleição tão disputada não culmine em cenas de violência.
Comentários