COTIDIANO
Crack leva a uma dependência mais rápida
O crack é uma das drogas que mais causa dependência e isso ocorre em um curto período de uso, entenda como.
Publicado em 27/11/2011 às 14:42
O crack tem efeito devastador no organismo. O prazer efêmero da droga pode trazer consequências drásticas para o usuário.
Especialistas afirmam que o crack chega com muita rapidez ao pulmão e ao cérebro e como o prazer dura poucos minutos, o dependente quer sempre mais uma pedra, com o intuito de saciar seu desejo.
De acordo com o Ministério da Saúde, a cocaína é uma substância natural, extraída das folhas de uma planta conhecida como coca ou epadú. Pode chegar ao consumidor como pó ou sob a forma de base, o crack, pouco solúvel em água e fumada em cachimbo.
Os efeitos do crack não demoram a chegar – varia de 10 a 15 segundos. Rápida também é a sensação de prazer, em média, 5 minutos. A pouca duração dos efeitos faz com que o usuário volte a utilizar a droga com mais frequência que as outras vias, levando-o à dependência muito mais rápido que os usuários de cocaína.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, a sensação do crack no organismo é de intenso prazer e euforia. O usuário quer mais e mais e consome as pedras até gastar o último centavo; quando não tem, muitos roubam e até matam para satisfazer o desejo. A compulsão pelo uso repetido da droga é chamada de fissura, vontade incontrolável de sentir os efeitos do prazer maldito.
Além da excitação, o crack provoca hiperatividade, insônia, perda de peso, perda de sensação do cansaço, etc. O uso intenso e repetitivo vai provocar sensações desagradáveis como cansaço e intensa depressão. O consumo da droga também pode causar aumento das pupilas, dor no peito, contrações musculares, convulsões e até coma.
Comentários