COTIDIANO
Enem 2018: Exame de Paternidade ajudam a entender o que é o DNA
Publicado em 17/10/2018 às 7:00
Dica por: Ygor Wagner, professor de Biologia do Século Colégio e Curso
No noticiário atual ou mesmo em séries de TV e novelas, tem sido frequente a referência aos Exames de Paternidade ou de DNA, esses exames servem para determinação de identidades de criminosos, identificar vítimas de acidentes e a paternidade. Com relação a estes testes e ao DNA, é correto afirmar que:
- Nos testes de DNA, é necessário fazer o sequenciamento de todo o DNA presente no indivíduo para compará-lo com o DNA de outra pessoa.
- Para realizar este tipo de exame, é necessário coletar células sanguíneas, principalmente as hemácias, pela quantidade de DNA que estas apresentam.
- Nestes testes, é possível fazer exclusão de paternidade, pois um filho deve apresentar pelo menos um cromossomo de origem paterna.
- Exames de DNA podem ser utilizados para traçar semelhanças evolutivas entre espécies.
- Para realizar este tipo de teste, é necessário que o DNA seja “fragmentado” por enzimas especiais e depois analisado com o auxílio de microscópios.
>>> De olho na vaga: veja todas as dicas do Século Colégio e Curso para a prova do Enem 2018
Comentários:
- A letra A está errada porque fala em sequência completa de DNA de um organismo e para esse tipo de exame é utilizado apenas fragmentos desse DNA.
- A letra B está errada porque células sanguíneas do tipo hemácias são anucleadas não podendo ser usadas para esse tipo de exames.
- A letra C está errada porque não é apenas um cromossomo, mas na verdade metade dos cromossomos tem origem paterna.
- A letra D está correta porque esse tipo de exames permite a comparação das moléculas do DNA e das proteínas traçando assim as semelhanças evolutivas entre várias espécies.
- A letra E está errada porque não se utiliza o microscópio e sim o método eletroforese.
Comentários