COTIDIANO
Defesa Civil interdita área do Mercado Central após desabamento de barracas
Comerciantes precisaram ser retirados e a Sedurb anunciou uma reunião com a categoria para solucionar a situação.
Publicado em 03/03/2023 às 21:30
A Defesa Civil de João Pessoa interditou nesta quinta-feira (2) a área do Mercado Central onde funciona o comércio de confecção após o desabamento de duas barracas. A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec-JP), responsável pela interdição, orientou que seja feita a remoção dos comerciantes e o desmonte das estruturas próximas que também estão em risco.
Segundo o chefe da Divisão de Emergência e Desastres da Defesa Civil, Philipe Aires, o desabamento pode ter sido causado pelas chuvas, que provocaram uma sobrecarga de água na coberta e danificou a estrutura dessas construções que estariam inadequadas.
O órgão encaminhou o relatório de interdição à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), orientando sobre a necessidade de realizar serviços para que não ocorram novos desabamentos e permitam que os comerciantes voltem a utilizar a área.
A Sedurb informou por meio de uma nota que já tomou providências em relação à desocupação da área. O órgão afirmou que prestou assistência necessária aos comerciantes e eles serão realocados para uma outra área do Mercado Central. A Secretaria também garantiu que uma reunião com os comerciantes deve acontecer na próxima semana para ouvir a categoria e solucionar a situação.
Em relação às estruturas, a Sedurb realizou um levantamento da situação pela Chefia da Divisão de Manutenção e Zeladoria para analisar quais os serviços a serem executados no local. Equipes foram deslocadas para retirar o entulho no espaço e garantir a segurança da população que transita na área.
Como acionar a Defesa Civil
Em caso de ocorrência, a população deve acionar a Defesa Civil pelos números 0800-285-9020 ou 98831-6885 (WhatsApp). O serviço funciona 24 horas. A Compdec-JP está presente em todas as ações de proteção e assistência às comunidades, especialmente nos períodos de maior intensidade de chuvas.
Comentários