COTIDIANO
Deputado federal paraibano quer que Paulo Guedes explique gastos federais para 2021
Publicado em 04/03/2021 às 16:00 | Atualizado em 30/08/2021 às 19:02
Por LAERTE CERQUEIRA
Os deputados socialistas Bira do Pindaré (PSB/MA), Felipe Carreras (PSB/PE), Lídice da Mata (PSB/BA) e o paraibano Gervásio Maia (PSB), que integra a Comissão Mista de Orçamento da Câmara dos Deputados, convidou o ministro da Economia, Paulo Guedes para, em audiência pública, explicar os gastos federais para 2021. Entre os pontos, Orçamento para 2021 e a retomada do Auxílio Emergencial.
A pressão dos parlamentares é para ouvir do próprio ministro os compromissos do governo com a área social e as garantias de manutenção de recursos para saúde e educação. O requerimento pedindo a audiência destaca ainda que o ministro precisa esclarecer como o governo pretende enfrentar a crise social e econômica e, ao mesmo tempo, manter regras orçamentárias 'em pé'.
As atenções se voltaram para o Estado como único agente capaz de dar o apoio necessário para atravessar a dupla crise [social e econômica]. Para que isso pudesse ser feito, as regras orçamentárias que valem para evitar o descontrole das despesas públicas foram modificadas. Deste modo, precisamos ouvir do Ministro da Economia uma proposta de solução para esse impasse orçamentário, sendo esta Comissão o palco ideal para o necessário debate sobre o tema”, diz o texto.
A pobreza extrema atinge hoje cerca de 10% a 15% dos brasileiros, segundo estimativas do IBGE. O dobro de 2019.
Veja requerimento:
Comentários