icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Desembargador Marcos Cavalcanti lança nesta sexta-feira livro sobre a história do TRE-PB

A obra traça o perfil da Corte Eleitoral nestes 80 anos de história na Paraíba.

Publicado em 27/04/2015 às 10:34

A história da Justiça Eleitoral na Paraíba, que completou 80 anos em 2012, foi registrada através de uma pesquisa feita pelo desembargador e acadêmico Marcos Cavalcanti de Albuquerque. O trabalho resultou em mais um livro de sua autoria, intitulado “História do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba”. A obra será lançada nesta sexta-feira (30), às 16h, na Sala de Sessões do TRE-PB, com apresentação do professor Rangel Júnior, reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Rico em dados históricos, a obra mostra os principais eventos que marcaram os 80 anos da Corte Eleitoral paraibana, emoldurados com fotografias. O livro, com 546 páginas, retrata com detalhes a história da Corte Eleitoral.

No livro, o escritor Marcos Cavalcanti discorre sobre a instalação do Tribunal, fala dos desembargadores que presidiram a Corte Eleitoral, dos juízes que passaram por aquela instituição e narra acontecimentos emblemáticos sobre eleições realizadas no Estado da Paraíba sob o comando do TRE-PB.

A ideia de escrever a obra ocorreu em 2012, quando aquela Corte de Justiça Eleitoral completou 80 anos de fundação, ocasião em que marca o início da gestão do desembargador como presidente da Corte Eleitoral. O desembargador e acadêmico Cavalcanti concluiu o livro em 2014, coincidentemente mesma data da conclusão de seu mandato na Presidência do TRE-PB.

O livro de Cavalcanti faz um passeio por todas as sedes por onde funcionou o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. “O começo foi em 1932, da sua instalação num prédio que hoje fica na esquina da avenida Conselheiro Henriques com a Praça Dom Adauto, conhecida como Casarão dos Azulejos”, revelou o presidente e acadêmico.

Em outubro de 2013, o desembargador lançou o livro ““História da Comarca de Mamanguape” – o primeiro da série “Histórias das Comarcas da Paraíba”. Na sequência, em março de 2014, ele lançou mais uma obra, intitulada “Historiografia da Academia Paraibana de Letras”, resultado de uma pesquisa feita pelo autor, que culminou no levantamento da história da Casa de Coriolano de Medeiros, desde 14 de setembro de 1941, data da sua fundação.

O desembargador Marcos Cavalcanti foi presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba no período de 1º de março de 2012 a 28 de fevereiro de 2014. No dia 30 de janeiro de 2015 tomou posse no cargo de presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, para o biênio 2015/2016.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp