COTIDIANO
Dia D de luta contra dengue e febre Chinkungunya tem ação no Centro de CG
Mais de 60 agentes de saúde participaram da ação educativa na Praça da Bandeira, em Campina Grande, e orientavam a população
Publicado em 07/02/2015 às 11:04 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:27
Mais de 60 agentes de combate à endemias participaram das ações educativas promovidas na manhã de hoje no Centro de Campina Grande em alusão ao Dia D de combate à Dengue e a febre Chinkungunya. Instalados em uma tenda na Praça da Bandeira, que funcionou como ponte apoio para a panfletagem e orientações técnicas, os servidores da Secretaria de Saúde abordaram pedestres, conversavam sobre o risco das doenças e pediram a colaboração para evitar a proliferação de larvas e mosquitos transmissores da doença.
De acordo com Luzia Pinto, secretária de Saúde de Campina Grande, essa atividade está sendo realizada em todo o Brasil, e Campina Grande não poderia deixar de intensificar o trabalho de prevenção, uma vez que o município conseguiu reduzir o número de casos confirmados de Dengue no ano passado. Segundo ela, em 2014 foram contabilizados 400 casos da doença, enquanto que em 2013 os números apontam para 1.350 notificações positivas da doença na cidade.
“Em relação ao número de casos nós conseguimos reduzir a incidência em 70%, já que foi uma diferença muito grande em comparação ao ano de 2014 com 2013. Já os casos de morte também apresentaram redução, uma vez que no ano passado foram apenas dois óbitos, enquanto que em 3013 foram três. Por isso uma ação educativa como essa é importante para alertar ainda mais a população e chamá-la para fazer esse trabalho de prevenção junto com os agente de saúde”, disse.
A estudante Ingrid Valesca, 20 anos, moradora do bairro do José Pinheiro, Zona Leste da cidade, disse estar atenta aos perigos da Dengue e também da febre Chinkungunya, que cujo os sintomas são parecidos com a Dengue, mas com ação mais agressiva ao organismo. Ela afirmou que iria levar os panfletos para casa para alertar seus familiares e aumentar as atitudes de prevenção contra as doenças. “A gente tem que ficar atento porque qualquer descuido, principalmente com a necessidade de guardar água, o mosquito pode aparecer”, disse.
Para aumentar o combate as doenças, a população também pode ajudar com medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito da dengue dentro de casa, e informar a existência de terrenos ou espaços que possam conter criadouros para o vírus transmissor da doença. Para isso basta ligar para o Disque-Dengue através do número: 3322-5760.
Dicas para combater o mosquito e os focos de larvas
- Retirar os pratos dos vasos de plantas ou enchê-los até a borda com areia;
- Na ocorrência de chuvas, intensificar cuidados para evitar o acúmulo de água em recipientes, como pneus, garrafas, caixa d'água, piscina e vasilhas;
- Colocar telas milimétricas nos ralos;
- Fazer limpeza semanal das calhas;
- Manter bem vedados recipientes com armazenamento de água para consumo;
- Não deixar acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Comentários