COTIDIANO
Dia das crianças: sanfoneiro mirim brinca de banda com os irmãos e se inspira no pai músico
No Dia das Crianças, conheça a história da conexão de um menino de nove anos com a música e seu papel nas brincadeiras com os irmãos.
Publicado em 12/10/2025 às 8:19

Sanfoneiro mirim, Samuel Dantas tomou gosto pela música desde cedo. Mais velho de quatro filhos, inspirado pelo pai músico, o menino de nove anos é o responsável por chamar os irmãos para cantar, e juntos, já formam uma banda de brincadeira. No Dia das Crianças, conheça a história da conexão de um menino de nove anos com a música e seu papel nas brincadeiras com os irmãos.
LEIA TAMBÉM:
O menino aprendeu a tocar o primeiro instrumento aos três anos de idade, não esconde a admiração que nutre pelo pai, e afirma que gosta de tocar sanfona por se inspirar nele. Seguindo o mesmo caminho, também estão seus irmãos mais novos, Maitê, de seis anos, Arthur, de cinco anos e Miguel, de dois anos de idade.
"Gosto de tocar sanfona porque é bonito e eu gosto de ver meu pai tocar. Também tô aprendendo a tocar sanfona", conta Samuel.
Joab Dantas, pai das crianças, conta que a música esteve presente na vida dele desde quando tinha a idade dos filhos. Sua infância, vivida na cidade de Picuí, no Seridó paraibano, foi repleta de confraternizações de família regadas por música e pelo ritmo do forró.
Para ele, que atualmente mora em João Pessoa, é motivo de orgulho ver que seus filhos também são crianças que vivem a música.
"Sinto uma profunda alegria e orgulho em tê-los inserido nesta cultura que é tão nossa. Para eles, é praticamente como se fosse uma brincadeira quase que diária. Um vê o outro tocando, aí o outro vai lá e pega o outro instrumento e quando a gente vai perceber, já tá todo mundo junto brincando tocando", explica Joab.
Sanfoneiro mirim aprendeu a tocar aos três anos
Um vídeo publicado pelo pai de Samuel, no qual o menino aparece tocando triângulo aos três anos de idade, se tornou febre nas redes sociais ao ser compartilhado por um perfil. O registro mostra a criança de pé ao lado do pai, que toca sanfona no palco durante uma apresentação.
Na gravação, é possível ver Samuel tocando triângulo e acertando as batidas da música com uma enorme desenvoltura para alguém ainda tão pequeno. O pai lembra da ocasião com carinho, e fala que ter contato com a música desde cedo teve um impacto muito positivo no crescimento do filho.
"Samuel aprendeu a fazer seus primeiros ritmos no triângulo aos 3 anos de idade, de tanto vivenciar a essência desse estilo em casa e nos lugares em que frequentava já desde novinho. A música ajuda bastante na questão do diálogo com outras pessoas, da interação, de forma bem positiva", conta Joab Dantas, pai do menino.
Comentários