COTIDIANO
Dia de clássicos reserva luta pela liderança no Paraibano
Quinta rodada do Paraibano 2010 reserva três clássicos, duelo por liderança e pela artilharia da competição. O Paraíba1 acompanhará em Tempo Real a rodada.
Publicado em 07/02/2010 às 14:41 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:37
Três clássicos marcarão a quinta rodada do Campeonato Paraibano. Treze e Campinense em Campina Grande, Botafogo e Auto Esporte em João Pessoa, e Nacional e Esporte em Patos. O Paraíba1 fará transmissão em tempo real da rodada. Confira as resenhas:
Treze x Campinense (Amigão)
Por Evandro Reis, do Jornal da Paraíba
Treze e Campinense fazem neste domingo, às 16h, no estádio ‘Amigão’, em Campina Grande, o primeiro ‘Clássico dos Maiorais’ da temporada e o 374º da história, que começou em 1955, com triunfo dos trezeanos por 3 a 0. A partida é válida pela quinta rodada da primeira fase do Campeonato Paraibano e tem prenúncio de casa cheia, já que os clubes estão na liderança da competição, com dez pontos ganhos cada, com o Galo superando o maior rival no saldo de gols, sendo mais um ingrediente para o torcedor lotar o estádio.
Nas quatro primeiras partidas, ambos venceram três e empataram uma. O Treze bateu Desportiva (4x2), Botafogo (1x0) e Nacional (2x0) e ficou no empate com o Atlético (2x2). Já o rival iniciou a disputa empatando com a Queimadense (1x1), mas venceu Esporte (2x1), Sousa (3x2) e Desportiva Guarabira (1x0).
Neste primeiro duelo, as novidades ficam por conta dos jogadores, porque os técnicos Marcelo Vilar, pelo Treze, e Freitas Nascimento, no Campinense, já se enfrentaram na temporada passada.
Quanto aos atletas, a Raposa tem alguns “debutantes”, casos do atacante Anderson Kamar, Rayan, Lima, Rafinha, Nem, Pedro Henrique e Fagner. Kamar, que é o principal artilheiro do time com quatro gols, é aposta da torcida para superar o rival.
No Galo, a grande atração é o goleiro Wanderson, que está invicto desde que assumiu o posto de titular. Mas, o torcedor mais uma vez aposta suas fichas em Nonato, goleador com quatro gols.
Botafogo x Auto Esporte (Almeidão)
Por Horácio Roque, do Jornal da Paraíba
Em dia de clássicos no futebol paraibano, o Botafogo enfrenta o Auto Esporte hoje, às 16h, no estádio ‘Almeidão’, ainda sob o embalo da vitória de virada sobre o Esporte de Patos, na quarta passada. Enquanto isso, o time alvirrubro espera se aproximar do G-4, mesmo com dois jogos a menos.
Contra o Esporte, o técnico Argeu dos Santos resolveu apostar na escalação do meia Juninho Petrolina. Longe de estar em suas condições fisicas ideais, o jogador se mostrou guerreiro em campo e, por causa disso, agradou ao treinador.
No lado alvirrubro, o técnico Antonione Soares teve pouco mais de uma semana livre de jogos na tabela para trabalhar os jogadores para o clássico. Isso porque o time teve duas partidas adiadas – uma contra o Atlético (no dia 31) e outra contra o Sousa (no dia 3). No entanto, o treinador não avaliou isso como positivo.
“O time vinha adquirindo ritmo e confiança, mas os adiamentos prejudicaram isso. Até porque o descanso não prevalece ninguém, quem estiver melhor no dia é quem levará a vitória”, declarou Antonione, que aposta no bom entrosamento da dupla Lee e Mala, que durante a semana treinaram puxadas de contra-ataques.
Nacional x Esporte (José Cavalcante)
A quinta rodada do Campeonato Paraibano também reserva um dos tradicionais clássicos do Sertão. Esporte e Nacional, em situações opostas e com mudanças de treinador, se enfrentam às 17h, no estádio José Cavalcanti, em Patos.
No Naça, que vem derrota para o Treze e ocupa a quarta colocação, com sete pontos, a principal novidade estará nas cadeiras do JC: o técnico Dário Lourenço, ex-Vasco, observará o time que comandará na sequência da competição. Ele assume o posto deixado por Jorge Luiz. Com isso, a equipe ainda será comandada pelo preparador de goleiros Walter Bahia, que acumula o posto desde a vitória sobre a Queimadense.
Pelo lado do Alvirrubro, a situação é mais delicada, pois o time vem de quatro derrotas seguidas e o treinador Marcos Nascimento, já garantiu que só no fica no cargo até este clássico.
Para o jogo, ele deve contar com a volta do lateral esquerdo Eduardo Guarabira, recuperado de contusão, que o afastou da derrota por 4 a 2 para o Botafogo, na rodada do meio de semana.
Outros jogos da rodada
Nos outros jogos da rodada, o Sousa encara o Atlético de Cajazeiras no Perpetão de olho na partida contra o Vasco, na quarta, em João Pessoa. Deportiva e Queimadense completam a tabela, jogando noe stádio Silvio Porto.
Comentários