icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Dilma diz ser 'devedora' dos bispos que lutaram contra a ditadura

Candidata foi recebida na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Ela também prometeu universalizar o acesso a água.

Publicado em 19/08/2010 às 19:31 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:35

Do G1

A candidata do PT à Presidencia da República, Dilma Rousseff, disse nesta quinta-feira (19), em Brasília, que se sente "devedora" dos bispos do Brasil em razão da luta que eles empreenderam contra a ditadura.

"Me considero muito bem acolhida na CNBB. Me considero devedora dos bispos porque eles se levantaram na época da ditadura", disse a candidata, em visita à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo Dilma Rousseff, nenhum tema polêmico, como legalização do aborto ou casamento entre homossexuais, foi discutido durante o encontro.

Ela foi recebida pelo presidente da CNBB, dom Geraldo Lyrio Rocha, pelo vice-presidente, dom Luís Soares, e pelo secretário-geral, dom Dimas Lara. O chefe de gabinete da Presidência da República, Gilberto Carvalho, também estava presente.

Dilma Rousseff foi a primeira candidata à presidência a ser recebida na CNBB. Segundo os bispos, qualquer candidato que solicitar o encontro será bem recebido.

Ela disse que, na reunião, Dom Geraldo expressou preocupação com a dificuldade de acesso à água pelas comunidades do semiárido. Dilma respondeu, segundo ela, que uma das metas de seu governo será a universalização do acesso à água. Ela propôs a criação do programa "Água para todos".

Entre as propostas do programa, afirmou a candidata, estarão a construção de cisternas e a conclusão das obras da transposição do Rio São Francisco.

Questionada a respeito da discordância do bispo de Barra (BA), dom Luiz Flávio Cappio, que fez greve de fome contra o projeto de transposição, Dilma afirmou: "Vivemos numa democracia e isso é normal". Na avaliação da candidata, a Igreja nunca se posicionou contra a obra.

Dilma afirmou que não foi comentada durante o encontro a posição do bispo de Guarulhos, dom Luiz Gonzaga Bergonzini, que orientou os padres da cidade a pregarem na missa o voto contra ela, em razão de suposta defesa do aborto.

Moradias

Dilma Rousseff minimizou o fato de apenas 1,2% das unidades contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida para quem ganha até três salários mínimos terem sido concluídas até agora. Segundo ela, já foram contratados projetos para a construção de 590 mil casas. "Vamos nos aproximar da meta de 1 milhão de casas construídas", afirmou a candidata.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp