COTIDIANO
Dilma visita Bulgária e firma acordo
Presidente afirmou ontem, em Sofia, na Bulgária, que considera o país um parceiro e aliado estratégico na Europa.
Publicado em 06/10/2011 às 6:30
A presidente Dilma Rousseff afirmou ontem, em Sofia, na Bulgária, que considera o país um parceiro e aliado estratégico na Europa e deseja que o Brasil amplie sua presença no país balcânico.
Brasil e Bulgária assinaram mais cedo um acordo de cooperação econômica e outro na área de informática. "O objetivo da minha visita é desenvolver a cooperação entre Bulgária e Brasil, especialmente na esfera da educação e medicina", ressaltou Dilma à imprensa depois de se reunir com o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov.
Dilma destacou a importância da assinatura de um acordo para cooperação econômica entre os dois países. A presidenta disse que o Brasil é uma porta para a Bulgária entrar no Mercosul. E a Bulgária pode ser uma das portas de entrada do Brasil na União Europeia, completou. "Meu país vê na Bulgária um sócio nesta região, onde queremos estreitar e expandir nossa presença. Em todas minhas conversas que tenho aqui destaco a disposição do Brasil a compartilhar experiências em cada esfera. Na agricultura, na energia verde, construção de aviões, extração e processamento de petróleo", acrescentou.
Dilma disse que tem também a expectativa de ampliar o intercâmbio comercial. “Nosso comércio vinha crescendo notadamente ao longo da última década e espero que continue neste momento. A crise internacional ainda em curso nos impede de tirar das cifras de intercâmbio conclusões. Tenho, no entanto, o firme propósito de recuperar o terreno perdido, o dinamismo e multiplicar as oportunidades”, disse.
Comentários