COTIDIANO
Direção do Treze defende mudança na fórmula de disputa do Campeonato Paraibano 2023
Atual fórmula de disputa estadual, com os 10 clubes divididos em dois grupos com cinco times, não tem permitido a realização de todos os clássicos.
Publicado em 13/09/2022 às 11:29
Faltando cerca de quatro meses para o início do Campeonato Paraibano de 2023, o Treze, que só tem o estadual confirmado no calendário para o próximo ano, já tem a sua opinião sobre qual o formato ideal para a competição. De acordo com Lúcio Prazeres, diretor do clube, o formato de pontos corridos, com todas as equipes se enfrentando numa primeira fase, seria o ideal, uma vez que viabilizaria a realização dos clássicos contra Campinense e Botafogo-PB.
Nas últimas edições do Campeonato Paraibano, a Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB), em consonância com os integrantes da elite do estadual, optaram por uma fórmula de disputa com os 10 clubes divididos em dois grupos, ora com os integrantes das chaves se enfrentando entre si, ora com os mesmos enfrentando os adversários do grupo oposto.
A fórmula utilizada usualmente, porém, impede que alguns clássicos tradicionais do futebol do estado não aconteçam. Em 2022, por exemplo, não houve a realização do Clássico Tradição da Paraíba, uma vez que o Treze não enfrentou o Botafogo-PB pela fase classificatória do estadual. O mesmo aconteceu em 2019, quando Galo e Belo estiveram no mesmo grupo e, por força do regulamento, não se enfrentaram. Por serem os clássicos os jogos que mais angariam público e renda no Paraibano, Lúcio Prazeres, diretor do Treze, afirma que o clube defenderá uma fórmula de disputa em pontos corridos com todos os dez clubes se enfrentando na primeira fase.
"Estamos dependendo de quantas datas serão oferecidas pela CBF para o Paraibano de 2023. Entretanto acreditamos que um formato de disputa com todos os clubes jogando entre si seria mais atrativo e, além disso, poderíamos ter a volta da realização de todos os clássicos", afirmou.
O Conselho Arbitral do Campeonato Paraibano de 2023 ainda não tem data prevista para acontecer. Mas, de acordo com os cartolas, há uma expectativa que a reunião entre a FPF-PB e os clubes para definir os moldes e a data de início do estadual do ano que vem aconteça entre os meses de novembro e dezembro próximos.
Comentários