COTIDIANO
Diretor é preso suspeito de cobrar propina para transferir presos
José Gilberto também é suspeito de desviar os alimentos destinados às refeições da cadeia, para uso pessoal. Diretor da cadeia atuava na cidade de Itaporanga.
Publicado em 23/06/2015 às 12:00
A Polícia Civil da Paraíba cumpriu na manhã desta terça-feira (23) um mandado de prisão em desfavor do diretor da cadeia pública da cidade de Itaporanga, no Sertão paraibano, José Gilberto Ferreira, 50 anos. Ele foi preso suspeito de receber dinheiro de familiares de detentos para fazer a transferência dos apenados para a unidade. Ele também é suspeito de desviar os alimentos destinados às refeições da cadeia, para uso pessoal.
Segundo o delegado, Joás Marques de Barros, que presidiu a operação, realizada na manhã de hoje, as investigações sobre o caso começaram a cerca de 90 dias depois que a Polícia Civil recebeu uma denúncia de familiares de apenados. “Os presos residentes de Itaporanga recebiam o direito de serem transferidos para a cadeia local, mas o diretor ainda recebia dinheiro para ir buscar o apenado na unidade prisional onde estava. Pelas denúncias, era como se fosse uma gorjeta pelo serviço de translado”, explicou ele.
De acordo com as investigações da polícia, o diretor teria recebido pelo menos R$ 200,00 de um preso e mais R$ 250,00 em transferências recentes. “Há também uma denúncia de que ele pegava a feira encaminhada para a cadeia, para uso particular”, acrescentou o delegado, Joás Marques.
Ao ser interrogado na Delegacia Seccional da Polícia Civil na cidade de Itaporanga, o suspeito José Gilberto Ferreira se reservou ao direito de ficar calado. Ele deveria ser detido em uma cela na sede do Batalhão da Polícia Militar de Itaporanga, mas, devido a indisponibilidade de carceragem ele deverá ser encaminhado para a cidade de Patos até o final da tarde de hoje (23).
Comentários