COTIDIANO
Disputa por vaga na rede pública
As escolas Olivina Olívia e Lyceu Paraibano são as que atraem mais alunos interessados nas vagas do Ensino Médio na capital
Publicado em 04/01/2015 às 8:00 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:46
Entre os preparativos para o início de mais um ano letivo, está a procura por novas escolas. Entre as unidades da rede pública de ensino localizadas em João Pessoa, algumas das instituições estão entre as mais disputadas para matrículas de alunos novatos. Para fazer a seleção dos novos estudantes, as escolas fazem triagem por análise de boletim e organizam lista de espera.
Entre os colégios mais tradicionais da capital, a escola estadual Olivina Olívia realizava há quase dez anos um processo de seleção, onde os candidatos faziam provas de língua portuguesa e matemática para ingressar no ensino fundamental. Atualmente, a escola oferece apenas o ensino médio e a forma de ingresso na primeira série desta fase escolar é feita através da análise do boletim com as notas do 9º ano.
De acordo com a vice-diretora da escola, Sandra Soares, foram ofertadas 600 vagas para o primeiro ano do ensino médio no último mês de dezembro. Para a 2ª e 3ª séries dessa fase, os alunos novatos ingressam só se houver vagas, porque não há seleção. Ela adiantou ainda que os estudantes interessados em tentar um vaga para essas duas últimas séries devem procurar a escola de 14 a 16 de janeiro deste ano, mesmo período em que deve ser divulgado o resultado dos alunos selecionados por meio do boletim.
Para Sandra Soares, o que faz da escola Olivina Olívia figurar entre as mais procuradas na capital é a localização e os projetos pedagógicos desenvolvidos na unidade de ensino. “Nós fazemos o acompanhamento de todos os alunos com a ajuda de estudantes de licenciaturas da UFPB e pensamos muito na preparação deles para o Enem.
Mesmo com poucas vagas disponíveis, quase mil pessoas se inscrevem”, disse a vice-diretora.
No Lyceu Paraibano também há muita procura por vagas e a escola utiliza o mesmo tipo de seleção que é realizado pela Olivina Olívia.
O número de vagas disponíveis no Lyceu para o 1º ano do ensino médio será divulgado somente semana que vem, mas o período de inscrições para seleção já foi anunciado: será de 5 a 9 de deste mês, nos turnos da manhã e tarde.
Pais fazem fila nas escolas integrais
Ainda na capital, a concorrência por vaga em algumas escolas municipais também acontece, sobretudo nas unidades de ensino que oferecem atividades em período integral, como é o caso das escolas Aruanda, nos Bancários, e João Santa Cruz, no Bairro dos Novaes. E neste segundo bairro a Escola José Novaes chama a atenção dos pais, que fazem filas e organizam lista de espera para conseguir uma vaga no colégio cujos resultados em exames nacionais de avaliação educacional sempre alcança bons resultados.
“A escola tem todos os projetos que os demais colégios da prefeitura oferecem, mas o nosso diferencial é o comprometimento do professor com o aluno. Para nós, as crianças não são apenas um número de matrícula, mas uma pessoa que nós chamamos pelo nome, conhecemos a família e a realidade deles. Para nós é gratificante esse reconhecimento da comunidade”, destacou a vice-diretora diretora, Valéria Simonethe Albuquerque.
Já no bairro dos Bancários, a escola municipal Lyons Tambaú está na lista dos pais que procuram uma escola de qualidade para os filhos. Devido à limitação de espaço, a escola oferecerá 20 vagas para novatos apenas no primeiro ano do ensino fundamental 1, segundo a diretora da unidade, Maria Daluz Figueiredo. “Todo ano a procura é grande e nós fazemos uma lista de espera. As matrículas para os novatos do ano que vem começam dia 5 de janeiro e será por ordem de chegada”, disse.
Comentários