COTIDIANO
Dois gols de Vavá garantem título estadual deste ano para o Treze
Galo derrotou o Campinense por 2 a 0 e assegurou o título de campeão paraibano deste ano. Em João Pessoa, o Botafogo venceu o Sousa por 4 a 2.
Publicado em 16/05/2010 às 16:50 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:36
Horácio Roque
Especial para o Paraíba1
Desde o último título estadual, em 2006, que o Treze só bate na trave nas decisões. Tanto em 2008 quanto no ano seguinte, o time chegou às finais e foi vice nas duas ocasiões. Mas, neste Paraibano, a história foi diferente. Time de melhor campanha na primeira fase, o Galo venceu o Campinense hoje, no Amigão, por 2 a 0, e confirmou a primeira colocação no quadrangular decisivo, ficando com o título pela quinta vez na década.
Em 2008 e 2009, o time foi vice respectivamente para Campinense e Sousa. Para este ano, esperando escrever um capítulo diferente dos dois últimos anos, o Galo se planejou melhor. Manteve o técnico Marcelo Vilar desde o Estadual do ano passado e começou a montar a equipe desde as disputas da Copa Paraíba passada.
O clube fez a melhor campanha da primeira fase. Terminou em primeiro colocado, com o melhor ataque (35 gols) e a melhor defesa (13 gols sofridos). Por causa disso, no quadrangular decisivo, o time ganhou a vantagem de ficar com o título em caso de um empate na classificação. Mas não foi preciso.
Hoje, no estádio Amigão, o time venceu o Campinense por 2 a 0, com dois gols do atacante Vavá.
O jogo
Jogadores do Campinense declararam durante a semana que iriam estragar a festa alvinegra. Mas a pretensão caiu por água abaixo assim que começou a partida. Precisando apenas de um empate para ser campeão, o Treze saiu para buscar o resultado. No primeiro minuto de jogo, o lateral-direito George tentou um cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo.
Três minutos depois, foia vez do Campinense levar perigo. Em cobrança de falta, o zagueiro raian cobrou um foguete, que esbarrou na barreira trezeana. Aos 6, o atacante Vavá recebeu sem marcação dentro da área do Campinense. Ele se atrapalhou com a bola e a zaga rubro-negra chegou em tempo.
O gol só veio aos 21 minutos. Após cobrança de escanteio, Vavá apareceu livre no segundo poste e cabeceou sem chances de defesa para o goleiro Hudson.
Vavá garante o título
Já com o resultado em mãos, o Treze manteve a cautela no Amigão e passou a explorar jogadas de contra-ataque. O melhor lance do Treze veio aos 2 minutos. Pio encheu o pé na entrada da área, mas mandou a bola para fora.
Aos 18 minutos, Vavá decretou o resultado final da partida. Após lance de contra-ataque, ele recebeu uma enfiada pelo lado esquerdo e chutou sem chance de defesa para o goleiro Hudson.
Depois disso, o Treze segurou a partida e ainda teve umas duas oportunidades claras de gol, no final da etapa derradeira. Uma delas foi em cobrança de falta ensaiada, em que Pio mandou a bola muito próximo da meta de Hudson.
Mas o jogo terminou mesmo com um expressivo 2 a 0, que confirmou o Treze como o time de melhor aproveitamente no Campeonato Paraibano 2010.
Comentários