COTIDIANO
Dois homicídios em Mandacaru
Mais dois homicídios relacionados ao uso e tráfico de drogas foram registrados em Mandacaru neste último fim de semana.
Publicado em 06/12/2011 às 6:30
Um homem foi assassinado durante a madrugada de ontem no bairro de Mandacaru, em João Pessoa. O crime aconteceu a poucos metros da casa onde a vítima morava, e conforme a polícia, ele seria usuário de drogas. O homicídio entra para as estatísticas de mortes violentas que aconteceram no bairro após a instalação do Posto de Polícia Comunitária. Durante o último fim de semana, a polícia registrou ainda outro assassinato no bairro.
Na madrugada de ontem, Edson da Silva Xavier, o ‘Quito’, 34 anos, foi executado com dois tiros de pistola nove milímetros na cabeça. O tenente Iury Agostini explicou que o homem era viciado em crack e o homicídio pode ter sido motivado por acerto de contas. O assassinato aconteceu na rua das Missões e o suspeito de ter praticado o homicídio não foi identificado.
Moradores do local revelaram que Edson da Silva já era conhecido no bairro por praticar vários assaltos, inclusive à residência de familiares. “A gente não podia se distrair um pouco que ele roubava qualquer coisa que visse pela frente. Roubava casas, celulares, estabelecimentos,” disse uma moradora que preferiu não de identificar.
O tenente Agostini explicou que um levantamento feito pela polícia mostrou que os bandidos estão escolhendo locais de difícil acesso e o período da madrugada para cometer crimes.
“Nós ainda não sabemos se eles estão estudando a movimentação da polícia, mas o que percebemos é que os homicídios estão acontecendo principalmente nos locais em que as viaturas não têm acesso e no período da madrugada,” explicou o tenente Agostini.
Outra peculiaridade que a polícia conseguiu descobrir é que os homicídios têm data prevista para acontecer. “Os crimes acontecem principalmente no início do mês, demonstrando que há uma cobrança do tráfico e quem não paga sua dívida de drogas é executado,” completou o tenente, ressaltando que apesar dos registros de homicídio nos últimos dias, após a implantação da Polícia Comunitária no mês de maio, houve uma redução expressiva no número de assassinatos.
Em relação ao homicídio que aconteceu no último sábado no bairro, o tenente explicou que já identificou o mandante do crime e está concluindo relatórios para que sejam expedidos pela Justiça mandados de busca e apreensão. O pedreiro Ednaldo Cardoso Soares, 37 anos, teria sido executado por ordem de um traficante que atua em Mandacaru. Conforme Iury Agostini, apesar de não ter envolvimento com drogas, a vítima teria se envolvido em uma briga com o suposto acusado, fato que motivou o crime.
Comentários