icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

É possível vestir jeans da cabeça aos pés

O jeans pode ser considerado um coringa no guarda-roupa porque, além de ser atemporal, tem a vantagem de dar certo com todos os tipos de corpo, dependendo do corte escolhido.

Publicado em 20/04/2014 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28

Com mais de 150 anos de história, o jeans até hoje mantém uma trajetória intacta. Homens, mulheres e crianças: é praticamente impossível encontrar alguém que ainda não tenha se rendido à praticidade e ao ar descontraído que o tecido proporciona ao visual. Presente na composição das mais diferentes peças, a novidade é que nesta temporada ele também vem aparecendo em looks completos – da cabeça aos pés.

Segundo a consultora de estilo e blogueira Priscilla Pontes, o jeans pode ser considerado um coringa no guarda-roupa porque, além de ser atemporal, tem a vantagem de dar certo com todos os tipos de corpo, dependendo do corte escolhido. “Não precisa estar no inverno ou no verão, muito pelo contrário, aqui no Brasil ele é sempre bem-vindo. E o fato de estar sendo usado de forma completona é mais um desafio da moda. Apostar em um look todo de jeans é ousado e tem sido muito bem aceito nas produções das fashionistas”, afirma.

O produtor de moda Paulo Rosendo acredita que o jeans tem tudo a ver com as mulheres modernas e urbanas, que não têm medo de apostar em tendências e nem se preocupam em marcar ou mostrar o corpo. “O jeans traz essa liberdade que queremos, seja com modelagens retas ou marcadas. E as consumidoras cosmopolitas sabem dosar isso de forma correta e chique, principalmente em um look ‘total jeans’”, opina.

Como destaques da atual estação, Priscilla faz questão de mencionar as estampas florais, apostas de grandes grifes e estilistas do país, e o destroyed, técnica que deixa o tecido rasgado, manchado e envelhecido. Cantão, Damyller, Ellus e M. Officer estão entre as marcas que empregam estes elementos com bastante sucesso. “Hoje em dia, a moda nada mais é do que a sensatez em misturar produções mais sofisticadas com as mais básicas. É nesse momento que o estilo ‘Hi-lo’ ganha força em um look por misturar, por exemplo, brilhos e paetês com um simples jeans mal lavado”, comenta.

Quanto aos cortes mais indicados para a modelagem do corpo feminino, principalmente em relação às calças jeans, a consultora frisa que cada caso é um caso e dá algumas dicas para realçar a silhueta. “Para aquelas que têm o corpo ‘retangular’, melhor investir em calças jeans do tipo flare; para as meninas que estão no padrão ‘oval’, melhor optar pelos cortes mais retos sem muitos ajustes; e para as sortudas que têm um corpo ‘ampulheta’, a liberdade é maior, uma vez que elas podem usar todos os modelinhos”, salienta.

Ainda de acordo com Priscilla, vale ressaltar que, apesar de ser válido em eventos noturnos, como jantares e baladas descompromissadas, o jeans não combina com todas as situações. “Quando o assunto é casamento, quinze anos e festas mais formais, o jeans não é uma opção interessante, já que nessas ocasiões as maiores pedidas são os vestidinhos bordados e com tecidos mais nobres”, finaliza, acrescentando que é bom evitar polêmicas e possíveis erros de etiqueta.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp