icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Egito conhecerá novo presidente na próxima terça

Segundo a pesquisa boca de urna, quem lidera é Mohammed Mursi, o presidente do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana.

Publicado em 25/05/2012 às 8:00


Terminou às 21h locais (16h em Brasília) de ontem a votação para as eleições presidenciais no Egito, encerrando o primeiro turno em todo o país, após dois dias de colégios eleitorais abertos para o primeiro pleito democrático do país. O presidente da Comissão Suprema Eleitoral Presidencial, Faruq Sultan, confirmou que os resultados serão divulgados após a recontagem dos votos do chamado Comitê Eleitoral Paralelo, integrado por juízes, e criticou a entidade. "Esse comitê não possui nenhuma relação com a Comissão Eleitoral e sua atuação infringe a lei e causa confusão na opinião pública", afirmou Sultan.

Após o fim da votação, as campanhas dos principais candidatos presidenciais publicaram pesquisas de boca de urna. Nos estudos, lidera Mohammed Mursi, o presidente do Partido Liberdade e Justiça, braço político da Irmandade Muçulmana.
O Conselho Eleitoral anunciou que cada colégio eleitoral vai anunciar o resultado e o número de votos que conseguiu cada candidato na presença de representantes dos aspirantes à presidência e membros de organizações civis.

Sobre as irregularidades, a organização informou que alguns militantes foram presos por propaganda eleitoral fora do prazo e disse que há apenas "rumores" de fraude. "Ninguém apresentou provas suficientes para que seja denunciado à Promotoria", disse o representante da entidade.

A autoridade responsável pelas eleições ainda não divulgou o percentual de participantes, mas a televisão egípcia estima que a parcela de votantes deve se aproximar dos 50%. Mais de 50 milhões de egípcios podiam votar no primeiro turno das eleições.

O resultado do pleito deverá sair na próxima terça-feira. Caso nenhum candidato vença por mais de 50% dos votos válidos, será disputado um segundo turno, em 16 e 17 de junho.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp