icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Eleitor fora do domicílio que não votou deve justificar ausência no 2º turno

Só poderão votar em trânsito no segundo turno os eleitores que fizeram esta opção e se cadastraram até o último dia 15 de agosto nos cartórios eleitorais.

Publicado em 18/10/2010 às 15:59 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:34

Da Redação
Com Assessoria TRE


O eleitor que não fez o cadastro para voto em trânsito, no primeiro turno, e não puder comparecer ao seu domicílio eleitoral no segundo turno, terá que justificar a ausência para votação. Apenas os que se cadastraram a tempo poderão, ainda, votar em trânsito neste segundo turno. Para o dia 31 de outubro, 1.738 eleitores estarão aptos a votar em trânsito nas três seções instaladas no Hotel Tambaú, que fica na avenida Almirante Tamandaré, 299, Tambaú, João Pessoa. Um total de 1690 eleitores com domicílio eleitoral na Paraíba se cadastraram para votar em outras capitais.

O eleitor que se encontrar impossibilitado de votar no dia da eleição, mesmo que já
tenha justificado no primeiro turno, terá que se justificar, pois, para a Justiça Eleitoral, cada turno é considerado uma eleição. Os eleitores que optaram por votar para presidente em outra capital mas que não estarão na cidade escolhida, também deverão se justificar.

No dia 31 de outubro, as justificativas poderão ser entregues em qualquer seção de
votação ou posto de justificativa mais próximo de onde o eleitor estiver. Ele deverá levar o formulário de justificativa preenchido e apresentar um documento de identificação com foto. Para justificar é necessário ter o número do título de eleitor. Esse formulário, que só vale no dia da eleição, pode ser obtido nos cartórios eleitorais ou no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) (clique aqui).

Quem não puder se justificar no dia da eleição, deve fazê-lo em até 60 (sessenta) dias após o dia da votação em qualquer cartório eleitoral, preferencialmente no cartório da Zona Eleitoral onde estiver inscrito como eleitor, apresentando o comprovante do motivo de sua ausência. Nesse caso, o formulário de justificativa é diferente do que é utilizado para a justificativa no dia da eleição e será fornecido pelo cartório eleitoral no momento da justificativa.

Confira os prazos para a justificativa do eleitor que não votou no 1º turno e/ou não vier a votar no 2º turno das Eleições 2010:

Justificativa do 1º turno: até 2 de dezembro de 2010;
Justificativa do 2º turno: até 30 de dezembro de 2010;

O eleitor que não justificou sua ausência às urnas no dia da votação ou dentro do prazo de até 60 dias após o primeiro e/ou segundo turno de eleições anteriores, ainda poderá procurar qualquer cartório eleitoral para regularizar a sua situação perante a Justiça Eleitoral e, se for o caso, fazer o pagamento da multa pela ausência de justificativa no prazo previsto em lei.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp