COTIDIANO
Em um ano, 30 mil acidentes com cobras são registrados no país
Animais deixam área de mata em busca de alimentos, diz estudo. Cobra que mais ataca e causa acidentes é a jararaca.
Publicado em 28/07/2010 às 14:02
Do G1
O número de vítimas de picadas de cobras é significativo nas áreas urbanas, segundo o Ministério da Saúde. Só no ano passado foram registrados 30 mil casos de acidentes com cobras venenosas no Brasil. Os animais estão deixando a mata em busca de alimentos em algumas áreas brasileiras.
A cobra que mais ataca e causa acidentes é a jararaca, porque existe em maior número. Já em Pernambuco, a cobra que tem provocado mais acidentes é a cascavel. Ela está migrando da zona da mata, do sertão e do agreste para áreas urbanas e litorâneas.
Estudos realizados na Universidade Federal de Pernambuco revelam a migração das serpentes. "A Mata Atlântica tem se transformado em uma região mais árida, com menos mato, mais aquecida, com a oferta de roedores, de alimentação para a cascavel", diz o biólogo Arturo Escobar.
Em caso de picada de cobra, a recomendação médica é apenas lavar o local da picada com água e sabão e manter o membro em posição de repouso. Não faça esforço e procure atendimento no hospital mais próximo.
Comentários