COTIDIANO
Encontro discute crise no transporte público de CG
A reunião é preventiva e busca evitar paralisações como a que aconteceu no começo de julho em João Pessoa
Publicado em 10/07/2014 às 10:11 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
Empresários de Campina Grande, preocupados com uma eventual paralisação do sistema de transporte coletivo de passageiros do município, se reúnem nesta sexta-feira (11), na Câmara de Dirigentes Lojistas para conhecer e avaliar o cenário atual do transporte por ônibus de nossa cidade, bem como, os efeitos na economia local de uma possível paralisação dos motoristas de ônibus.
Nos últimos meses, várias cidades nordestinas, a exemplo de São Luiz (MA), Teresina (PI) Fortaleza (CE), Natal (RN) e João Pessoa (PB) enfrentaram problemas com paralisações dos operadores do sistema de transporte público coletivo.
O objetivo é evitar interrupções no serviço, em Campina Grande o SITRANS já garantiu a data-base dos operadores do sistema, mantendo-a em 1º de julho, enquanto aguarda o início das negociações visando a Convenção Coletiva de Trabalho.
A exemplo do que acontece em outros municípios do país, as empresas de transportes coletivos de Campina Grande estão diante de uma das maiores crises. O setor sofre com a defasagem tarifária, com a queda no volume de passageiros transportados e com os constantes aumentos no preço dos seus insumos básicos, a exemplo do óleo diesel e pneus.
Para Álvaro Barros, presidente da Associação Comercial, o comércio não suportaria essa paralisação, em virtude dos prejuízos sofridos com os feriados e dias dos jogos da Copa do Mundo. A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas, que está realizando a campanha “Liquida Campina”, torce para que não haja mais danos para a economia da cidade. O presidente da CDL, Tito Motta, espera que os empresários do comércio, do setor de serviços e da indústria participem da reunião desta sexta-feira, a partir das 19 horas, para que todos tenham uma percepção do momento atual do setor de transporte coletivo de passageiros da cidade.
O Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande também estará participando do encontro na CDL.
Comentários