icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Escolas são desocupadas na Finlândia após ameaças anônimas

Ameaças foram divulgadas pela internet e mensagens de celular. Na terça-feira (23), um jovem matou dez pessoas ém escola do país.

Publicado em 26/09/2008 às 8:13

Do G1

Escolas da Finlândia foram desocupadas nas últimas 24 horas por causa de uma série de ameaças anônimas divulgadas através da internet, de e-mails e de mensagens de telefone celular, informou a polícia nesta quinta-feira (25).

Em Keuruu, próxima de Jyväskylä, cerca de 500 alunos foram retirados de uma escola de ensino médio após a polícia descobrir que alguém ameaçava, em um fórum da internet, explodir uma bomba.

Este fórum estava hospedado em uma rede de relacionamentos chamada IRC-Galleria, a mesma na qual Matti Saari divulgou uma série de fotos, vídeos e mensagens violentas antes de assassinar dez pessoas na última terça em Kauhajoki.

Após registrar uma busca na escola sem encontrar nada suspeito, a polícia prendeu um jovem de 15 anos como suposto autor das ameaças.

Em Pyhäjärvi, no centro da Finlândia, uma instituição foi desocupada como conseqüência de outra ameaça de bomba, embora a polícia ainda não tenha conseguido identificar o responsável.

Outro jovem de 15 anos foi preso em Masku, nas proximidades de Turku, por ter divulgado mensagens com ameaças contra sua escola através de e-mail e de seu telefone celular.

Em Kajaani, no centro da Finlândia, dois jovens, de 18 e 23 anos, foram presos hoje após ameaçarem repetir o massacre de Kauhajoki nas instituições nas quais estudavam.

Este tipo de ameaça, todas elas infundadas, se repetiram em pelo menos mais três municípios, demonstrando em muitos casos a falta de tato de alguns jovens finlandeses e a histeria que provocou a tragédia de Kauhajoki.

É o caso de um incidente que aconteceu nesta quinta em Raahe, um povoado do litoral oeste, no qual uma estudante de 18 anos foi detida por colocar uma mensagem na lavanderia de sua escola advertindo que a ligaria a tiros se a lavadora não estivesse livre às 11 da manhã.

As autoridades recomendam aos jovens que recebem este tipo de mensagens que não as divulguem entre seus amigos, mas avisem imediatamente à polícia.

A Finlândia viveu uma situação similar há pouco mais de dez meses, após Pekka-Eric Auvinen assassinar oito pessoas em uma instituição de educação.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp