COTIDIANO
Espetáculo paraibano 'Desertores' é apresentado em festival internacional de teatro
Espetáculo paraibano acontece nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto).
Publicado em 20/07/2023 às 12:52
O espetáculo paraibano 'Desertores', do coletivo de teatro Alfenim, será apresentado nesta sexta-feira (21) e sábado (22), no Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), que é um dos mais importantes do setor no Brasil.
Desdobramento de uma pesquisa em torno do pensamento brechtiano, apoiada pelo programa Rumos Itaú Cultural, “Desertores” é um experimento cênico livremente inspirado na peça inacabada “O declínio do egoísta Johann Fatzer”, de autoria do dramaturgo alemão.
O elenco é formado por Adriano Cabral, Edson Albuquerque, Emmanuel Vilar, Kevin Melo, Lara Torrezan, Mayra Ferreira, Murilo Franco, Paula Coelho e Vítor Blam. A direção e cenografia é de Márcio Marciano.
Na peça, em 1918, durante um ataque com tanques diante de Verdun, na Primeira Guerra, quatro homens somem da tripulação e são tidos como mortos. Fatzer, Kaumann, Koch e Büsching surgem em situação de clandestinidade em Mülheim an der Ruhr, na Alemanha assolada pela guerra, onde Kaumann e sua companheira possuíam um cômodo em um porão, no qual ela, Therese, o esperava.
Sobrevivendo neste cômodo, sob constante ameaça de serem presos e fuzilados como desertores, os quatro vivenciam as dificuldades para arranjar modos de subsistência em meio à guerra. Diante da discórdia e desagregação crescentes, a única perspectiva que os une é a espera de uma possível revolução coletiva, que colocaria fim à guerra e perdoaria a deserção, e a esperança de tomar parte neste levante.
O festival
Em 2023, o Festival Internacional de Rio Preto completa 54 anos de história e 21 anos de edição internacional.
Nesta edição, serão apresentados 30 espetáculos em sua programação, entre produções nacionais, oriundas de oito estados brasileiros, e de mais três países: Argentina, Portugal e Reino Unido.
Comentários