COTIDIANO
Estudante da PB que tirou nota mil na redação do Enem 2020 fala sobre desafios
Aline Soares foi uma das 28 pessoas que tirou nota mil na redação do Enem 2020
Publicado em 30/03/2021 às 21:05 | Atualizado em 31/03/2021 às 6:58
Uma estudante da Paraíba está entre as 28 pessoas que tiraram nota mil na redação do Enem 2020. Aline Soares Alves, de 18 anos, nasceu em Fortaleza, mas mora em João Pessoa. Ela explicou que teve dificuldades para se concentrar na educação à distância durante a pandemia, mas reforçou o estudo escrevendo até duas redações por semana, em casa, antes das provas.
“Minha rotina de estudos foi bem diferente da que era antes da pandemia, precisei mudar muita coisa. Eu tive muita dificuldade em prestar atenção na aula EAD, foi muito difícil porque qualquer coisa me distraía, principalmente o celular. Para contornar isso, tive que focar, deixar o celular de lado e realmente me dedicar aos estudos”, conta a jovem.
Segundo Aline, a prioridade durante o ano foi resolver questões ao invés de fazer resumo dos conteúdos do Enem. Para a redação, a prática foi semanal. “Meu preparo foi fazer até duas redações por semana. Estudei até a véspera porque fiquei ansiosa, então um dia antes da prova eu fiquei revisando as minhas redações”, comenta Aline.
Para os estudantes que também querem tirar nota mil na redação, ela dá algumas dicas de como foi o período antes e durante a prova.
“Uma dica que eu tenho para dar é ter muita calma e tranquilidade na hora de realizar a prova. Estudem muito antes, mas até o seu limite. Não passe disso pois desgasta muito ao longo do ano, então foco nas matérias que têm mais dificuldade e fica tranquilo que dá certo”, explica.
No dia da prova, ela diz que resolveu primeiro as questões de linguagem e depois fez a redação e, em seguida, as questões de humanas, para só então transcrever a redação.
“Uma técnica que eu usei foi fazer o esqueleto da redação antes de escrever o rascunho. Peguei a introdução, os dois desenvolvimentos e a conclusão, coloquei de lado e dividi em tópicos. Isso me ajudou muito para fazer a redação final”, completa a estudante, que quer cursar medicina.
Comentários