COTIDIANO
Chuva de meteoros Eta Aquáridas pode ser vista nos céus da Paraíba
O evento atinge sua máxima na madrugada desta quarta (5) para a quinta-feira (6).
Publicado em 05/05/2021 às 12:53 | Atualizado em 06/05/2021 às 6:25
A chuva de Meteoros Eta Aquáridas atinge seu ápice na madrugada desta quarta (5) para quinta-feira (6) e poderá ser visualizada da Paraíba. Trata-se de uma das maiores chuvas de meteoros do Hemisfério Sul, e quem quiser observá-la deve procurar um lugar com ampla visualização do céu.
A Eta Aquáridas, que produz até 50 meteoros por hora, pode ser melhor visualizada próximo à linha do Equador. Por isso, caso o céu esteja limpo, os moradores do Norte e Nordeste poderão assistir toda a beleza do espetáculo da natureza. Em entrevista ao Jornal da Paraíba, o astrônomo Marcelo Zurita informou que, “para observar, o melhor é ir para um local que tenha boa visão do céu e seja o mais escuro possível. Quanto mais luz, menos meteoros conseguimos ver”.
Contudo, ele deu algumas dicas para quem vai acompanhar o fenômeno da zona urbana.“Na PB, os meteoros começam a surgir a partir da 1h da manhã e devem se intensificar até o amanhecer. O melhor horário, é a partir das 02:30. Conseguindo um bom lugar, basta procurar uma posição bem confortável e observar o céu. Não precisa olhar em uma direção específica pois, apesar dos meteoros da Eta Aquáridas parecerem vir da Constelação do Aquário, eles devem aparecer em todo o céu”, explicou.
Origem da Eta Aquáridas
Formada por detritos do Cometa Halley, a Eta Aquáridas ocorre anualmente, entre os dias 21 de abril e 12 de maio, mas com maior intensidade entre os dias 05 e 06 de maio. Quando o cometa passa próximo à órbita da Terra, deixa esses resíduos que originam o fenômeno. O astrônomo Marcelo Zurita explicou que a chuva recebe este nome porque "todos os meteoros parecem estar vindo da direção da estrela eta-Aquarii da Constelação do Aquário. Essa impressão ocorre devido ao efeito de perspectiva, já que todos os meteoros são paralelos entre si".
Comentários