COTIDIANO
EUA não estão nem nunca estarão em guerra com o Islã, diz Obama
Declaração foi feita em discurso durante cerimônia pelo 11 de Setembro. Presidente voltou a incitar os americanos à unidade.
Publicado em 11/09/2010 às 11:53
Do G1
O presidente dos EUA, Barack Obama, disse neste sábado que os EUA não está e nunca estará em guerra com o Islã.
A declaração foi feita durante cerimônia no Pentágono, próximo a Washington, para lembrar os nove anos dos atentados do 11 de Setembro.
O democrata afirmou que o verdadeiro inimigo é a rede terrorista da al-Qaeda, autora confessa dos atentados.
"Não foi uma religião que nos atacou naquele dia, há nove anos, foi a al-Qaeda", disse, no local onde caiu um dos aviões sequestrados pelos terroristas, matando 184 pessoas.
O presidente dos EUA, Barack Obama, ao lado do chefe do Estado Maior dos EUA, almirante Michael Mullen, e do secretário de Defesa, Robert Gates, neste sábado (11) no memorial no Pentágono pelas vítimas do 11 de Setembro.O presidente dos EUA, Barack Obama, ao lado do chefe do Estado Maior dos EUA, almirante Michael Mullen, e do secretário de Defesa, Robert Gates, neste sábado (11) no memorial no Pentágono pelas vítimas do 11 de Setembro.
Em um breve discurso, Obama voltou a incitar os americanos à unidade, e disse que o país precisa manter os sentimentos que "fazem a América ser o que ela é".
O discurso ocorre em meio à tensão provocada no país pelo debate em torno da construção de uma mesquita no Marco Zero -local dos ataques a Nova York- e pela ameaça de um pastor protestante da Flórida de queimar exemplares do livro sagrado do Alcorão.
Pouco antes da cerimônia, o pastor Terry Jones disse em entrevista à rede NBC que havia definitivamente desistido de seu protesto.
Comentários