COTIDIANO
EUA planejam força militar mais barata
Obama disse planejar ter uma força militar mais enxuta e mais barata, mas que mantenha a capacidade de combater o terrorismo.
Publicado em 06/01/2012 às 8:00
O presidente americano, Barack Obama, afirmou ontem, durante discurso sobre a nova estratégia de defesa dos Estados Unidos, que o país manterá sua "superioridade militar", apesar dos cortes no setor estabelecido pelo Orçamento aprovado para 2012. Durante discurso no Pentágono, Obama também destacou a prioridade que ele quer dar à Ásia, uma "região crucial" onde os Estados Unidos reforçarão sua presença militar no futuro, ao mesmo tempo em que o país "se ocupa de virar a página de uma década de guerra" no Iraque e no Afeganistão.
Obama disse planejar ter uma força militar mais enxuta e mais barata, mas que mantenha a capacidade de combater o terrorismo e confrontar as novas ameaças de países como China e Irã. Tendo isso em vista, segundo ele, os EUA vão aumentar a presença na Ásia, sem que os cortes de verba prejudiquem suas operações. "Nosso Exército vai ser mais enxuto, mas os EUA vão manter sua superioridade militar", afirmou Obama.
Segundo ele, os EUA têm sido bem sucedido na defesa própria e, o Exército deve fortalecer a liderança americana pelo mundo.
"O Exército dos EUA vai continuar forte globalmente", reforçou o secretário de Defesa Leon Panetta.
Comentários