COTIDIANO
Evo abre mão de reeleição em 2014 e fecha acordo para votar Constituição
Oposição consegue compromisso de que Morales não tentará 2ª reeleição. Carta deve ser aprovada em referendo popular em 7 de dezembro.
Publicado em 20/10/2008 às 17:50
Do G1
Governo e oposição anunciaram nesta segunda-feira (20) que chegaram a um acordo para que o Congresso da Bolívia aprove o referendo sobre a nova Constituição do país.
O Movimento ao Socialismo (MAS), partido do presidente Evo Morales, e os autonomistas fecharam um acordo que prevê a celebração de eleições gerais em dezembro de 2009. O pacto também inclui o compromisso de Morales de não tentar uma nova reeleição no pleito seguinte, em 2014, informaram políticos dos dois lados.
Morales havia anunciado pouco antes que concordava em abrir mão de concorrer em 2014, em busca do acordo.
Carta
A nova Constituição estabelece a possibilidade de reeleição imediata apenas uma vez e a decisão implica que, se Morales for reeleito imediatamente depois da mudança Constitucional, não poderia se reeleger cinco anos mais tarde.
A nova Constituição deve dar mais poder aos indígenas, proibir futuros latifúndios e consolidar o controle estatal sobre a economia. Ela deve ser aprovada em referendo popular em 7 de dezembro próximo.
Comentários