COTIDIANO
Evo diz que aceita negociar autonomia de estados oposicionistas na Bolívia
Presidente confirmou que vai à reunião de domingo com governadores.Número de mortos em confrontos subiu para 16, segundo o governo.
Publicado em 13/09/2008 às 16:25
Do G1
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste sábado (13) que está disposto a rever a questão da autonomia regional na proposta da nova Constituição boliviana.
Essa é uma das reivindicações dos governadores oposicionistas, que lideram protestos que provocaram 16 mortes, deixaram dezenas de feridos e causaram até a interrupção temporária do fornecimento de gás natural para o Brasil e a Argentina.
Em entrevista a correspondentes estrangeiros, Evo disse disse que o diálogo com a oposição está "sempre aberto".
Ele também disse que "não vê necessidade" de estender o estado de sítio vigente no estado de Pando para mais regiões do país, se os opositores autonomistas interromperem seus ataques as prédios do estado e a infraestruturas energéticas.
"Se os prefeitos (governadores) devolverem as instituições do estado, se deixarem de atentar contra o patrimônio do povo que são os gasodutos e refinarias, não há motivo para pensar na ampliação do estado de sítio", disse a correspondentes estrangeiros.
Evo também confirmou que vai participar da reunião com governadores oposicionistas marcadas para domingo.
Comentários