COTIDIANO
Exame aponta distúrbios em padre da PB acusado de abusar de jovem
Advogado vai usar laudo psiquiátrico para solicitar a transferência do paraibano Josean Dantas Rolim, preso em Recife, para o manicômio judiciário de Itamaracá.
Publicado em 08/08/2009 às 7:52
Do pe360º
Com informações de Luzia Santos, do Jornal da Paraíba
O laudo do exames psiquiátrico do padre paraibano Josean Dantas Rolim, de 51 anos, indicou que o religioso sofre de problemas psicológicos. O padre é acusado de tentar abusar de um adolescente de 14 anos no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no bairro do Curado, zona oeste do Recife.
Com o laudo do exame, feito a pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o advogado Ernesto Cavalcanti fará uma petição solicitando a transferência do acusado, que está preso no Cotel, para o Manicômio Judiciário de Itamaracá. O advogado deve entregar o documento neste sábado (8), às 14h, na Vara de Jaboatáo.
Um laudo feito em junho por um psiquiatra da Paraíba já indicava que o padre apresentava distúrbios e que não tinha condições de trabalhar.
O padre Josean Dantas Rolim foi preso na tarde da última quarta-feira (5), no TIP. Ele foi flagrado por seguranças do Terminal, com o adolescente, dentro do banheiro. Em depoimento, o religioso confessou que beijou o garoto, mas que não o fez à força.
O suspeito foi encaminhado à Gerência de Polícia da Criança e do Adolescente (GPCA), onde confessou o crime. Segundo os agentes, ele é padre de uma igreja em Petrópolis, no Rio de Janeiro, e estaria em Pernambuco a passeio. O padre foi autuado por atentado violento ao pudor e seguiu para o Centro de Triagem (Cotel) nesta madrugada.
Nota da Arquidiocese
Através de nota, a assessoria de comunicação da Arquidiocese da Paraíba negou que o padre Josean Dantas tivesse atuação na Paraíba. Ele esteve em João Pessoa até maio deste ano quando encaminhou uma carta anunciando que iria para Pernambuco para cuidar de um parente doente.
Comentários