COTIDIANO
Exercícios físicos aliviam distúrbio
Exercícios auxiliam no controle dos sintomas da TPM.
Publicado em 17/02/2013 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:28
Conforme o educador físico Alexandre Pessoa, a prática regular de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas com o corpo em forma. No entanto, é sabido que o fitness oferece outros benefícios, que se manifestam em todos os aspectos do organismo, desde a parte psicológica até o fortalecimento dos ossos e das articulações, especialmente para a mulher.
“Quando uma pessoa inclui em sua rotina um programa de exercícios físicos, bem planejados e estruturados, ela observa perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL-colesterol, o 'colesterol bom'. Todos esses benefícios auxiliam na prevenção e no controle de doenças, até mesmo dos sintomas da TPM”, afirma ao acrescentar que os exercícios também são importantes para a redução da mortalidade associada às doenças citadas.
Segundo Alexandre Pessoa, a produção de endorfinas, que advém do exercício aeróbico, proporciona a sensação de bem-estar, além de regularizar o ciclo hormonal da mulher. “Com isso, as mulheres tendem a ter ciclos menstruais mais regulares, com menos cólicas e menos efeitos relacionados à TPM, como dores nas mamas antes da menstruação e alteração de humor. Além de proporcionar maior facilidade de engravidar, bem como o aumento da libido”, conclui.
Comentários