COTIDIANO
Família Real Britânica espera novo herdeiro
Kate Middleton está grávida do príncipe William.
Publicado em 04/12/2012 às 8:00
A monarquia britânica ganhou ontem um novo herdeiro do trono e um forte impulso para recuperar sua popularidade em todo o mundo.
A senha foi o anúncio de que a princesa Kate Middleton está grávida do príncipe William, o filho mais velho de Charles e Diana [1961-97].
Os dois têm 30 anos e se casaram no ano passado, numa cerimônia em estilo de conto de fadas transmitida pela TV para mais de 180 países.
O bebê herdará o terceiro lugar na linha sucessória da rainha Elizabeth 2ª, 86, que comemora 60 anos à frente da realeza britânica. Ficará atrás do avô e do pai e à frente do tio, o príncipe Henry.
Até o ano passado, o direito à coroa dependia do sexo da criança: se a primeira filha fosse uma menina, poderia perder o lugar para um irmão nascido depois.
Uma mudança nas regras patrocinada pela rainha impôs a igualdade entre os gêneros. Para entrar em vigor, só depende de aprovação formal nos Parlamentos dos 16 países em que Elizabeth 2ª é considerada chefe de Estado.
A gravidez de Kate já havia sido especulada por tabloides algumas vezes nos últimos meses. A notícia foi confirmada depois que a princesa foi internada com enjoos no hospital King Edward VII, em Londres.
Ela se sentiu mal na casa dos pais e foi levada num carro particular para não chamar a atenção da imprensa.
Segundo a BBC, Kate estaria grávida há menos de três meses e deve permanecer internada nos próximos dias.
A notícia da gravidez de Kate produziu uma trégua na política britânica e foi festejada ontem tanto pelo governo quanto pela oposição. O primeiro-ministro David Cameron, do Partido Conservador, disse estar "encantado" e afirmou que os príncipes serão pais "brilhantes" e "maravilhosos".
O líder do Partido Trabalhista, Ed Miliband, escreveu no Twitter que a novidade era "fantástica" para o casal e para todo o Reino Unido. A notícia também foi festejada pelo irmão da princesa Diana, Earl Spencer, que fez duras críticas à monarquia britânica em seu funeral.
A união de William e Kate devolveu à realeza parte da popularidade perdida com a morte de lady Di.
Comentários