COTIDIANO
Festa junina em Campina Grande chega ao fim neste domingo
Maior São João do Mundo completa hoje 31 dias de forró. Quem fecha a festa com chave de ouro é o cantor Dominguinhos com o trio Os Três do Nordeste.
Publicado em 28/06/2009 às 8:28 | Atualizado em 26/08/2021 às 23:39
Rosângela Araújo, do Jornal da Paraíba
O Maior São João do Mundo chega ao seu fim. A festa mais tradicional de Campina Grande completa neste domingo 31 dias de muito forró e alegria. Milhares de turistas passaram pela cidade, aproveitando cada minuto do mais puro arrasta-pé, saboreando uma variedade de comidas típicas e aproveitando de muito calor humano.
Atrações de renome nacional arrastaram multidões ao Parque do Povo, que encerra o evento com show do cantor Dominguinhos, o trio Os Três do Nordeste e as bandas Dezmantelados do Forró e Forró do Muído. Um show pirotécnico está previsto para o encerramento, com a presença do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.
Acesse mais notícias sobre os festejos no site do São João 2009.
A Coordenação de Turismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande considerou a edição de 2009 como uma das mais animadas festas juninas já realizadas até agora. O Parque do Povo, área principal do evento, concentrou grandes multidões nas noites em que se apresentaram as maiores atrações, a exemplo do dia 19, na abertura, com a banda Aviões do Forró. O dia 10, com a banda Magníficos, também recebeu grande público, sem contar a véspera de São João que teve a participação da cantora Elba Ramalho.
Outros artistas, como Flávio José, as bandas Garota Safada, Calcinha Preta, Sirano e Sirino, entre outros, também arrastaram multidões nesses 30 dias que já se passaram, levando turistas e campinenses ao delírio, com músicas de sucesso. O arrasta-pé atendeu ao gosto de todo mundo. Desde as chamadas bandas de forró eletrônico aos trios pé de serra e os artistas de renome regional e nacional, a festa de 2009 consagrou o Maior São João do Mundo como uma das melhores de todos os tempos.
Um exemplo disso foi a presença de turistas estrangeiros no ‘quartel general do forró’ e no passeio do Expresso do Forró, que levou centenas de forrozeiros numa viagem inesquecível, temperada ao som da zabumba, do triângulo e da sanfona, até o distrito de Galante, município de Campina Grande, onde uma estrutura foi montada para recepcionar os passageiros. Nos vagões, trios pé de serra davam a ordem para a alegria não parar. A festa junina campinense, como disse o turista Carlos Jorge de Lima, de Fortaleza, vai deixar saudade. “Ano que vem pretendo voltar e aproveitar esse cardápio tão variado de música, comida e gente bonita”.
A festa termina hoje, mas ainda há muitas horas de forró que podem ser aproveitadas pelos turistas e gente da terra. Nas palhoças, na pirâmide e nos distritos de São José da Mata e Galante a ordem é manter os forrozeiros no clima e esquentar o arrasta-pé. Na palhoça Seu Vavá, as últimas horas do ‘remelexo’ serão animadas pelos trios Caxundo, Os Pequeninos do Forró, Serginho do Acordeon e Trio Zabumbada e Fuzuê.
Na Zé Bezerra, a festa ficará por conta do Trio Avaí, Anõezinhos do Forró, Bandeira do Forró e Roda Pé. A Zé Lagoa terá como atrações, os trios Os Favoritos do Forró, Jeito Nordestino, Os Araras do Forró e Acerola. Nas palhoças, a festa está prevista para começar às 17 horas e entrar pela madrugada. Na pirâmide, a animação será comandada por Anildo Show, Mistura Quente e Chá de Erva Doce.
Em Galante, se apresentarão no palco principal, Forró Estouro/ Sem Preconceito, Sussa de Monteiro e Sandro Nogueira, e na palhoça, a partir das 9 horas, a alegria terá o tom dos trios Opção do Forró, Chapéu Virado e Magnatas do Forró. Já no distrito de São José da Mata haverá shows do Trio Rapotaxo, Capricho Nela, Kedma Anne e Fogo de Menina, na praça, e na palhoça: Trio Pé-de-Serra e Trio Tome Xote.
Do Trio Mensageiros do Forró, Arriégua e Vavá Messias, na praça. Já na palhoça, o arrasta-pé ficará por conta dos trios Macambira e Vibração. Na programação das quadrilhas juninas, apenas a Novo Saber se apresentará hoje, às 18 horas, na Rua Maria Pereira Brandão, no bairro do Cruzeiro.
Comentários