icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Força Nacional fica mais tempo na PB

Governo do Estado pediu prorrogação de mais 120 dias das equipes da Força Nacional na Paraíba, que atuam principalmente na apuração de homicídios.

Publicado em 28/08/2012 às 6:00


O Ministério da Justiça (MJ) prorrogou por mais 120 dias a permanência da Força Nacional de Segurança na Paraíba.

Atualmente, duas equipes estão no Estado. A mais recente chegou no final de julho deste ano enquanto que a primeira está no Estado desde setembro de 2011. Elas atuam principalmente na apuração de crimes de homicídios ocorridos até dezembro de 2008.

O pedido de prorrogação partiu do Governo do Estado, que manifestou interesse na atuação das equipes para realização de operações conjuntas para a preservação da ordem pública e cumprir as metas determinadas pela Estratégia Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. A meta estabelece que todos os crimes de homicídio ocorridos até dezembro de 2008 sejam elucidados até abril de 2013. O prazo para conclusão dos inquéritos policiais pendentes foi prorrogado recentemente.

De acordo com a Secretaria de Segurança e da Defesa Social do Estado, as duas equipes da Força Nacional de Segurança no Estado contam com 13 policiais, sendo: dois delegados, cinco escrivães e seis agentes. Os policiais estão trabalhando com 374 inquéritos, sendo 300 de homicídios instaurados em 2008 e os demais em 2009, 2010 e 2011.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caop-Crim) do Ministério Público Estadual, promotor Bertrand Asfora, declarou que a dificuldade é encontrar testemunhas dos crimes. “A Força Nacional procura identificar a autoria dos crimes tendo como prova principal os testemunhos, contudo a ‘lei do silêncio’, que muitas vezes impera nos locais onde ocorreram os crimes, dificulta o trabalho”, explicou o promotor.

A portaria nº 1.841 do Ministério da Justiça que dispõe sobre a prorrogação do emprego do efetivo de Policiais Civis da Força Nacional de Segurança Pública na Paraíba foi publicada na última sexta-feira no Diário Oficial da União.

Criada em 2004 para atender situações emergenciais nos estados, a Força Nacional é acionada quando há necessidade de maior apoio do poder público ou quando for detectada a urgência de reforço na área de segurança. Ela é formada por policiais e bombeiros, que passam por treinamento na Academia Nacional de Polícia (da Polícia Federal) em Brasília.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp