COTIDIANO
Força Nacional vai ganhar reforço para elucidar assassinatos na PB
Ministério da Justiça autorizou o reforço na Equipe da Força Nacional na PB; o objetivo é concluir inquéritos policiais com excesso de prazo.
Publicado em 02/08/2012 às 6:00
A equipe da Força Nacional, presente em João Pessoa desde o dia 25 de agosto do ano passado, será reforçada, após autorização da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça. Conforme o Ministério Público da Paraíba, o deslocamento dos profissionais já está em andamento.
O objetivo é concluir os inquéritos policiais com excesso de prazo e, consequentemente, elucidar os crimes de homicídios registrados no Estado desde 2007, principalmente na Região Metropolitana de João Pessoa.
As metas traçadas pela Senasp estabelecem que até abril de 2013 todos os inquéritos pendentes relativos a 2007 e 2008 estejam resolvidos. No caso específico da Paraíba, a primeira etapa dos trabalhos apresentou 13,3% dos 487 casos investigados já resolvidos. Inicialmente a Força Nacional contava com a participação de 25 policiais, porém, atualmente apenas nove policiais com quatro viaturas estão atuando. Para o MP, o número é insuficiente para o andamento das investigações.
A assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social (Seds) informou que a solicitação partiu da Seds juntamente com o Ministério Público da Paraíba no mês de julho.
De acordo com o coordenador da Promotoria de Ações Criminais e das Execuções Penais da Paraíba, Bertrand Ásfora, a vinda de outras equipes da Força Nacional para o Estado já foram autorizadas pelo Ministério da Justiça, porém não há previsão sobre o número de delegados, agentes e escrivães que devem integrar a Força Nacional na Paraíba.
Comentários