icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Fuga em massa é impedida em Santa Rita; grades já estavam serradas

Diretoria do Presídio Padrão frustrou tentativa de fuga em massa na madrugada desta quinta-feira (27). Presos tinham armas, celulares e já haviam serrado grades para escapar.

Publicado em 27/05/2010 às 9:39

Karoline Zilah

A diretoria do Presídio Padrão de Santa Rita, em conjunto com a Polícia Militar e a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, conseguiram impedir uma possível fuga em massa na casa de detenção.

A constatação foi feita durante uma operação pente-fino realizada entra a noite da quarta-feira e a madrugada desta quinta (27), quando as equipes perceberam que barras das grades das celas estavam serradas e coladas com sabão para disfarçar. A colagem era tão delicada que, quando os policiais militares batiam nas grades, elas caíam.

Durante a operação, os agentes penitenciários ainda encontraram duas pistolas, armas artesanais em forma de espetos e celulares. A diretora do presídio, Edna Veloso, explicou ao Paraíba1 que investigava os planos de fuga há cerca de 15 dias, quando recebeu as informações de que os presos estavam arquitetando uma forma de escapar.

Segundo ela, seis homens são os “cabeças” do plano. Todo o material apreendido e os detentos envolvidos estavam em quatro celas. “Estávamos monitorando os presos há algum tempo, mas tivemos que esperar o dia certo e a hora certa para intervir”, comentou a diretora.

Ivonilton Wanderley, gerente do Sistema Penitenciário do Estado, informou que há suspeitas de envolvimento de pessoas de fora do presídio, que teriam tentado sabotar a cerca elétrica jogando objetos para ela falhasse e não machucasse os detentos na hora da fuga. Estes homens de moto teriam sido vistos mais de uma vez nas proximidades da penitenciária.

Um inquérito foi aberto junto à Polícia Civil para investigar como a fuga estava sendo planejada e a participação de outras pessoas, além dos detentos, no esquema.

Atualmente, a Paraíba vive um caos no sistema penitenciário, registrando fugas semanalmente em suas unidades prisionais. Em Campina Grande, é investigada o suposto de envolvimento de agentes na facilitação de fugas no Presídio do Serrotão. Uma das ações teria sido negociada por R$ 40 mil.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp