COTIDIANO
G20 se tornará principal fórum para a economia mundial
Grupo das 20 maiores economias coordenará política econômica mundial. Reforma do FMI vai dar mais status a economias emergentes.
Publicado em 25/09/2009 às 7:35
Do G1
O grupo dos 20 maiores países desenvolvidos e emergentes (G20) vai se tornar o principal fórum econômico mundial e criará regras mais rígidas para o sistema bancário, decidiram os governantes reunidos em Pittsburgh, segundo um comunicado inicial divulgado nesta sexta-feira (25).
O documento disse que as nações que compõem o G20 têm a "responsabilidade perante a comunidade de países de assegurar a saúde da economia global" e firmaram o compromisso de assegurar no próximo ano um acordo sobre as negociações do comércio mundial.
Os dirigentes do G20, que encerrarão o encontro de Pittsburgh nesta sexta, aceitaram que o grupo se transforme no "principal fórum para a cooperação econômica internacional", também afirmou a Casa Branca em um comunicado.
O governo dos Estados Unidos não informou, no entanto, qual será o destino do G8, grupo dos oito países mais ricos do mundo.
Uma fonte da delegação de um Estado membro do G20 afirmou apenas que a decisão não representa a morte do G8.
Comentários