icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Governo Lula atinge aprovação recorde em duas pesquisas

CNI/Ibope aponta que 73% dos brasileiros classificaram o atual governo como ótimo ou bom. Já a pesquisa CNT/Sensus mostra que a avaliação positiva chegou a 71,1%.

Publicado em 15/12/2008 às 18:46

Da Agência Brasil

Pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje (15) revela que a popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atingiu um recorde histórico, nunca antes alcançado pelos presidentes da República desde a redemocratização do país. A pesquisa indica que 73% dos brasileiros classificaram o atual governo como ótimo ou bom – um ponto percentual superior à avaliação do ex-presidente José Sarney, em setembro de 1986.

Somente 6% dos entrevistados consideraram o governo Lula ruim ou péssimo. Os melhores resultados da avaliação do presidente são registrados entre pessoas com faixa de renda de até um salário mínimo. Desses, 81% apontaram o governo como ótimo ou bom e apenas 3% como ruim ou péssimo.

Entretanto, a avaliação do presidente também apresentou melhora significativa no grupo com remuneração superior a 10 salários-mínimos. Neste segmento, 49% consideravam o governo ótimo ou bom em setembro. Agora, o índice chega a 60%.

De acordo com o diretor de relações intitucionais da CNI, Marco Antonio Guarita, a melhora no índice de avalição do presidente Lula se deve às primeiras medidas adotadas pelo governo para conter os efeitos da crise econômica mundial no país. Para 62% dos entrevistados, a atuação do governo neste assunto é ótima ou boa.

"Já havia uma tendência de crescimento da avaliação positiva tanto do governo quanto do presidente. Mas a crise nos parece ser um fator novo. E surpreendentemente aparece como um elemento que reforça a avaliação do governo. Boa parte da população registra conhecer a crise, confere a ela uma grande importância, mas entende que as medidas que o governo vêm adotando trazem resultados positivos", avaliou Guarita.

A pesquisa CNI/Ibope ouviu 2.002 entrevistados em 141 municípios, entre os dias 5 e 8 de dezembro de 2008. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Mais cedo, a pesquisa CNT/Sensus, realizada de 8 a 12 de dezembro, também apontou números favoráveis ao governo Lula. A avaliação positiva do governo chegou a 71,1%, e a avaliação negativa a 6,4%. Em setembro de 2008, a avaliação positiva era de 68,8%, e a avaliação negativa, 6,8%.

A mesma pesquisa apontou que a aprovação do desempenho pessoal de Lula subiu a 80,3% em dezembro, ante 77,7% em setembro deste ano. A desaprovação chegou a 15,2%. Em setembro de 2008, a desaprovação era de 16,6%.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp