COTIDIANO
Guias turísticos denunciam série de assaltos em praias do Conde
Da semana passada até esta quarta-feira foram quatro assaltos seguindo a mesma forma de abordagem. Guias turísticos na região reclamam da falta de segurança.
Publicado em 22/12/2010 às 21:01
Da Redação
Guias turísticos e motoristas de bugue de João Pessoa, junto com seus clientes, estão sendo vítimas recorrentes de um grupo de assaltantes que os tem atacado no Litoral Sul. Somente da semana passada até esta quarta-feira (22), em Tabatinga, foram quatro assaltos praticados por dois homens armados. Em todos os casos os profissionais prestaram queixa ou na delegacia de Alhandra, ou na do Conde.
No entanto, os casos podem estar subnotificados porque não são todos os turistas que se dispõe a ir até a delegacia para registrar a ocorrência. De acordo com um dos guias que preferiu não ser identificado nesta notícia, os assaltantes chegam aos locais mais ermos, como mirantes e praias mais afastadas e rendem todos. Depois levam o dinheiro e os objetos de valor.
Apesar de, segundo ele, não haver violência contra as vítimas, os assaltantes mostram armas e fazem ameaças. Os bugueiros acreditam que os ladrões têm informações privilegiadas, já que nunca atacam quando os turistas ou guias estão em grande número e os locais são sempre afastados de áreas urbanas. Desde que começaram, o número de assaltos já são quase dez.
"Nós levamos anos formando roteiros e montando clientela. Com estes assaltos em série não podemos mais fazer nosso trabalho sem nos arriscarmos e nem colocar os clientes em perigo", reclamou o guia. Segundo ele, o presidente da associação dos bugueiros da Paraíba, Paulo Menezes, já está preparando um documento em que vai pedir mais segurança na área às autoridades.
Comentários