icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

'Herdeiro de Lampião' é preso com arsenal no Sertão paraibano

Agricultor de 77 anos foi preso com 10 armas em casa e disse que duas delas pertenceram ao bando de Lampião

Publicado em 28/05/2015 às 10:52

Um agricultor de 77 anos foi preso em flagrante nesta quarta-feira (27) com um arsenal na cidade de Bom Jesus, no Sertão paraibano. Na propriedade do acusado, Francisco Luciano, mais conhecido como 'Chicô', foram encontradas 10 armas de fogo, várias munições, pólvora e espoletas. Na delegacia, o idoso disse que tinha as armas para proteger a propriedade e seus animais e que duas delas pertenciam ao bando de Lampião e foram deixadas por herança.

Na casa do idoso foram encontrados um revólver calibre 38; três espingardas de calibres 32, 28 e 40; cinco espingardas artesanais, além de uma garruncha e um bacamarte bastante antigos, mas que ainda funcionam. Em outra parte da residência os policiais também encontraram a pólvora, várias munições deflagradas e intactas além de espoletas.
De acordo com o agente de investigação Willian Brito, o flagrante aconteceu no sítio Escurinho, depois que moradora do local fizeram denúncias à polícia. “Os vizinhos viviam temerosos pois viam as armas e pelo fato do acusado também andar armado. Logo que chegamos na casa avistamos as armas de fogo e realizamos a prisão, em flagrante”, disse. O acusado foi encaminhado para a delegacia de Cajazeiras, prestou depoimento à delegada Ana Valdenir, mas foi liberado após pagar uma fiança no valor de R$ 1 mil.
Durante o depoimento, o agricultor Francisco Luciano disse que algumas sempre teve armas em casa e que algumas delas foram deixadas pelo seu avô e pelo pai. O acusado chegou a argumentar que a garruncha e o bacamarte tinha pertencido ao bando de Lampião, mas a Polícia Civil disse que a informação ainda precisa ser investigada.
Cangaço
O cangaço foi um movimento revolucionário ocorrido na entre o final do século XIX e XX, onde grupos de cangaceiros - como eram conhecidos - vagavam pelas cidades do Nordeste em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimentos e boas condições para a sociedade. O cangaceiro mais famoso da história do cangaço é Virgulino Ferreira da Silva, conhecido como “Lampião”, que era um ex-coronel da guarda nacional. Lampião foi morto em 1938 em um confronto com a polícia entre os estados de Alagoas e Bahia.
Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp