COTIDIANO
Hollande toma posse na França
No primeiro discurso como presidente, Hollande defendeu redução da crise por meio do estímulo da economia e geração de emprego.
Publicado em 16/05/2012 às 6:30
Apenas 11 dias depois de eleito, o novo presidente da França, François Hollande, 57 anos, tomou posse na manhã de ontem.
Seguindo seu estilo sóbrio, a cerimônia foi simples e sem pompas, apesar dos 400 convidados. Em seu primeiro discurso no cargo, ele defendeu a busca pela redução da crise econômica internacional por meio do estímulo da economia e da geração de emprego. Disse que promoverá um governo justo, impedindo a discriminação aos imigrantes. Informações da Agência Brasil.
Hollande foi recebido na porta do Palácio do Eliseu (cujo nome em francês é Champs-Élysée) pelo antecessor Nicolas Sarkozy.
Ambos se cumprimentaram com apertos de mão e sorrisos e se reuniram por cerca de 30 minutos no escritório presidencial, antes da solenidade de posse.
Uma multidão aguardava os dois na porta do palácio. Nos arredores do prédio, foram expostos cartazes e faixas com apelos a Hollande. Nos apelos, as pessoas pedem providências para controlar a crise e promover um governo igualitário.
Também há elogios e desejos de sorte no cargo.
Eleito no dia 6 de maio com 51,6% dos votos, Hollande tornou-se o sétimo presidente e permanecerá cinco anos no cargo, podendo concorrer à reeleição. Ele é o primeiro socialista a chegar à Presidência, depois de 17 anos da direita no poder.
RAIO
O avião que levava o novo presidente francês, François Hollande, para a Alemanha foi atingido por um raio e teve que retornar a Paris ontem. Hollande, que tomou posse na manhã de ontem, viajava a Berlim para se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel. Após o contratempo, ele embarcou em uma segunda aeronave e está a caminho da Alemanha.
Nesta quinta-feira, Hollande viaja para os Estados Unidos para participar das cúpulas do G8 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia), prevista para os dias 18 e 19, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) – sobre a retirada das tropas do Afeganistão até o fim de 2014.
PRIMEIRO-MINISTRO
O novo presidente da França, François Hollande, nomeou ontem o deputado Jean-Marc Ayrault, 62 anos, primeiro-ministro do país. Ele teve o nome confirmado pelo secretário-geral do Palácio do Eliseu, Pierre-René Lemas. O sistema político na França é semipresidencialista.
Jean-Marc Ayrault sucede François Fillon, primeiro-ministro do governo de Nicolas Sarkozy (no período de 2007 a 2012). Como Hollande, Ayrault estreia no Executivo. Líder dos socialistas na Assembleia Nacional, Ayrault é deputado desde 1986.
Conselheiro especial de Hollande durante a campanha presidencial, o novo primeiro-ministro é professor de alemão e estudioso da história da Alemanha.
A missão de Jean-Marc Ayrault é colaborar com Hollande na formação de um novo governo. (Com informações da Folhapress)
Comentários