icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Homem cumpre promessa e pedala mais de 200 km após se curar de câncer avançado

A história é de Fábio Oliveira, que se curou de um câncer em estágio 4, o mais avançado da doença.

Publicado em 01/03/2026 às 13:42


				
					Homem cumpre promessa e pedala mais de 200 km após se curar de câncer avançado
Foto: Reprodução TV Cabo Branco. Jornal da Paraíba

A história de superação é de Fábio Oliveira, que cumpriu a promessa de pedalar mais 200km se recebesse a confirmação da cura de um câncer em estágio 4, o mais avançado da doença.

Tudo começou quando, em 2022, Fábio procurou atendimento médico para a retirada de um sinal nas costas. Durante a visita ao dermatologista, foi recomendado que ele retirasse o sinal o mais rápido possível.

LEIA MAIS:

Com a retirada, veio o diagnóstico. O sinal revelava um melanoma líquido, que após a biópsia, avançou para um câncer de pele agressivo em estágio 4, se espalhando para os dois pulmões. Fábio conta que assim que leu a palavra maligno no laudo sentiu o impacto do diagnóstico.

“Na verdade, eu não cheguei a ir direto no médico. Eu estava conversando com um amigo no WhatsApp, um amigo que é dentista. Quando eu li a palavra maligno, eu falei com ele, até no WhatsApp, quanto tempo será que eu tenho de vida?”, detalhou.

O tratamento

Logo após a constatação do câncer, Fábio iniciou a luta pela cura. O tratamento começou em janeiro de 2023, a partir do uso de uma medicação distribuída pelo Governo Federal.

Fábio explica que, inicialmente, o tratamento durou três meses, mas teve uma pausa por conta da falta da medicação, que precisou ser solicitada formalmente para a justiça.

“Eu comecei o tratamento em janeiro de 2023. Fiz uns 3 meses, só que acabou a medicação. O governo do Distrito Federal comprou novamente, e eu fiquei até fevereiro de 2024 tomando essa medicação.”, conta.

A promessa

A ideia da promessa partiu da mãe de Fábio, que é devota de Nossa Senhora dos Milagres, e sempre reafirmava para o filho que as coisas dariam certo.

“Ela falava, vai dar tudo certo. Vai aparecer muitos anjos no seu caminho. Ela sempre falava, Nossa Senhora dos Milagres vai te ajudar. E eu falei, não, mas se eu conseguir a medicação e me curar, eu vou pagar uma promessa para Nossa Senhora dos Milagres”, disse.

Quando a cura foi confirmada, ele decidiu cumprir o voto de fé e saiu de João Pessoa de bicicleta até o Santuário de Nossa Senhora dos Milagres, que fica em São João do Cariri, no sertão paraibano.

O trajeto de mais de 200 quilômetros foi superado de uma vez só. Foram 18 horas pedalando, com pausas apenas para tomar água.

“Foi muito emocionante. Quando eu estava já chegando na cidade, eu fiquei emocionado. Fiquei pensando assim, caramba, eu consegui”, explica.

A conquista de Fábio também emocionou toda a família, que esperava por ele em frente ao santuário.

“Para a gente foi um momento de muita gratidão, de muita emoção. Foi muito choro. E eu digo que ninguém nunca esqueça, que a gente sabe que quem cura é Jesus”, conta a mãe de Fábio.

Expectativas para o futuro

Hoje, aos 41 anos de idade, Fábio trabalha como analista financeiro e usa sua história de superação como forma de ajudar outras pessoas. Ele disse estar muito grato pela nova fase da vida, e reafirmou que a vivência o fez dar valor a tudo o que tem.

“Acho que foi um divisor de água. Foi você (Me fez) ter mais prazer nas coisas, dar mais valor no que o mundo pode te dar, o que Deus pode te dar. Eu gosto de falar que se você tem fé, você consegue”, conclui.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp