COTIDIANO
Hospitais da PB têm dificuldade para comprar novos insumos do 'kit intubação'
Estado tem tentado realizar a compra dos medicamentos, mas não tem conseguido.
Publicado em 22/03/2021 às 10:14 | Atualizado em 22/03/2021 às 11:21
Os hospitais da Paraíba, entre eles públicos e privados, estão com dificuldades para conseguir os insumos necessários para a intubação de pacientes com Covid-19. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Estado tem tentado realizar a compra dos medicamentos, mas não tem conseguido, considerando a dificuldade de todo o país nessa compra.
Segundo a secretária executiva de saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, o sistema público de saúde tem neurobloqueadores em estoque por cerca de 15 dias e os demais sedativos por aproximadamente 20 dias. A secretaria já solicitou o uso racional dos medicamentos aos hospitais e apoio ao Ministério da Saúde.
O problema, no entanto, atinge também o sistema privado de saúde. Conforme Ítalo Kumamoto, diretor do Hospital Memorial São Franciso, a Paraíba pode ter uma falta de insumos para intubação nos próximos 20 dias. No hospital da Unimed, em João Pessoa, a necessidade tem sido suprida, no entanto, diante do agravamento da pandemia e crescimento da demanda, alguns fornecedores já apresentam dificuldades para entrega.
Comentários