icon search
icon search
home icon Home > cotidiano
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

COTIDIANO

Hospitais Universitários preparam concurso com mais de 600 vagas

Publicado em 07/02/2016 às 16:39

Após o concurso do Hospital Universitário Lauro Wanderley realizado no ano passado, que ofereceu 978 vagas, a perspectiva é de que, ainda neste primeiro semestre, os dois hospitais universitários da Universidade Federal de Campina Grande lancem um concurso com 683 vagas. Para quem deseja se preparar para o certame, especialistas advertem: por se tratar de um concurso que exige alguns conhecimentos específicos, como a legislação do SUS e a legislação da Ebserh é necessário dar início aos estudos desde já.

De acordo com o reitor da UFCG, Edilson Amorim, o concurso para os dois hospitais universitários da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) vai ter 683 vagas, sendo 367 para o Hospital Universitário Júlio Bandeira, que fica em Cajazeiras, no Sertão paraibano, e 316 para o Hospital Universitário Alcides Carneiro, em Campina Grande. As vagas já foram autorizadas pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG).

"Nós já formalizamos o contrato entre a UFCG e a Ebserh, que vai administrar as duas unidades de saúde. Mas, agora, que já foi formalizado o contrato, nós estamos fazendo a nomeação dos novos superintendentes e, a partir disso, a nova equipe vai promover a reestruturação do hospital e preparar o concurso para a contratação dos novos servidores efetivos", disse o reitor. Segundo ele, a perspectiva é de que todo o concurso seja realizado ainda no primeiro semestre deste ano, aí incluso o lançamento do edital e, também, a aplicação das provas. A contratação deve ser imediata.

Mesmo com o alto número de vagas que será oferecido no concurso, esse número é suficiente, apenas, para os atuais serviços que são oferecidos pelos hospitais, de acordo com o reitor. Ao ampliar os serviços da rede, no entanto, serão necessárias mais vagas. Essas, no entanto, foram as únicas que foram autorizadas pelo MPOG.

A enfermeira Ana Virgínia Feitosa está de olho não só no concurso dos hospitais universitários da UFCG, mas, também, de todo o Brasil. No próximo mês, por exemplo, a profissional irá se submeter à prova do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa, da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg). "O que me atrai é o fato de se tratar de um hospital federal, além, claro, da estabilidade e do salário", comenta a concurseira. Há dois anos, Ana Virgínia já havia se submetido ao concurso do hospital universitário da UFRN. Agora, há cerca de um mês, a enfermeira retomou os estudos destinada a passar em algum concurso da Ebserh. Seus estudos são baseados em livros, videoaulas e, ainda, em um cursinho presencial, que já fez uma vez e pretende retomar ainda neste mês.

Provas vão exigir conhecimento de leis

Nos últimos concursos da Ebserh, a empresa organizadora dos certames foi o Instituto AOCP, assim como ocorreu no concurso do Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa. Por conta disso, de acordo com o professor de concursos Demétrio Dantas, a expectativa é de que essa também seja a organizadora do concurso dos hospitais universitários da Universidade Federal de Campina Grande.

Tradicionalmente, as provas objetivas do concurso cobram os seguintes conteúdos: em conhecimentos básicos, são cobradas questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Matemático, e Legislação Aplicada à Ebserh; já nos conhecimentos específicos, são 25 questões de conhecimentos específicos do cargo e 5 de legislação aplicada ao SUS. Embora o conteúdo de Legislação do SUS seja cobrado em alguns concursos da área de saúde, o de Legislação da Ebserh é exclusivo para os hospitais universitários administrados pela empresa, aponta o professor Demétrio, que oferece uma turma exclusiva de resolução de questões dos conteúdos de Legislação no Centro de Estudos para Concursos Públicos.

"O problema, na verdade, não é a profundidade das questões ou a possibilidade da banca fazer pegadinhas, porque a AOCP não é disso. O problema é a extensão do conteúdo", destaca o professor Dantas. "Na legislação do SUS, são cinco leis e três delas são bem extensas. Já na legislação da Ebserh são três leis e uma delas é bastante extensa", coloca o professor. O ideal, segundo ele, portanto, é estudar a própria legislação e, depois disso, partir para a resolução de exercícios. "Até as apostilas de concurso, na verdade, o que trazem, é a própria legislação. Não tem outra forma de estudar, senão pegando a própria lei, até porque não existem livros sobre o assunto. Mas para fixar o conteúdo o ideal é fazer provas passadas", opina.

Conhecimentos Básicos.

Língua Portuguesa – 10 questões com peso 1,0.

Raciocínio Lógico e Matemático – 5 questões com peso 1,0.

Legislação aplicada à EBSERH - 5 questões com peso 1,0.

Conhecimentos Específicos.

Legislação Aplicada ao SUS – 5 questões com peso 2,0.

Conhecimentos Específicos 25 questões com peso 2,0.

Total Máximo de Pontuação: 80 pontos.

Pontuação mínima exigida: 40 pontos.

Confira o conteúdo programático para nível médio do concurso do HULW:

Língua Portuguesa.

1. Interpretação de texto 2. Conhecimentos linguísticos.

Raciocínio Lógico e Matemático.

1. Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos, porcentagens, sequências;

2. Raciocínio lógico-matemático: proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.

Legislação Aplicada à EBSERH.

1. Lei Federal nº 12.550, de 15 de dezembro de 2011; 2. Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011; 3. Regimento Interno Revisado da Ebserh.

Legislação Aplicada ao SUS.

1. Evolução histórica da organização do sistema de saúde no Brasil e a construção do SUS; 2. Controle social no SUS; 3. Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde; 4. Constituição Federal, artigos de 194 a 200; 5. Lei Orgânica da Saúde Lei no 8.080/1990, Lei no 8.142/1990 e Decreto Presidencial no 7.508, de 28 de junho de 2011; 6. Determinantes sociais da saúde; 7. Sistemas de informação em saúde.

Imagem

Alô Concurseiro

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp